Vender em linha através de plataformas de terceiros

Quando criar a sua empresa em linha, pode também criar uma loja em linha utilizando plataformas de terceiros, ou seja, qualquer software desenvolvido por uma entidade externa à sua empresa ou ao seu principal fornecedor de sítios Web. Outra alternativa é anunciar os seus produtos em mercados em linha bem conhecidos. Tenha presente que algumas das suas obrigações básicas em matéria de gestão de um sítio Web continuam a ser aplicáveis se escolher esta opção.

Plataformas de terceiros de comércio eletrónico

Uma plataforma de comércio eletrónico é um programa ou aplicação de software que permite à sua empresa vender bens e serviços em linha, ajudando-o a gerir o seu sítio Web e outras operações, como o marketing, as vendas e a logística. Eis alguns dos aspetos que deve ter em conta ao escolher este tipo de solução:

  • Simplicidade de criação: veja os diferentes modelos oferecidos por cada plataforma para encontrar o que melhor se adequa à sua empresa e marca. 
  • Navegação fácil e segura: escolha uma solução que proporcione aos seus clientes uma experiência de utilizador de alto nível. Deve igualmente certificar-se de que estão ativos protocolos de segurança para as opções de processamento dos pagamentos da plataforma de comércio eletrónico. 
  • Integrações múltiplas: procure uma grande variedade de integrações com o software e as ferramentas de marketing que já pode estar a utilizar ou considera vir a acrescentar no futuro.
  • Características SEO: A otimização de motores de pesquisa (SEO) é o processo através do qual pode melhorar a quantidade e a qualidade do tráfego dos motores de pesquisa para o seu sítio Web. A sua empresa tem ser fácil de encontrar nas pesquisas dos clientes, pelo que a plataforma tem de lhe permitir aplicar algumas das ferramentas mais comuns para o crescimento orgânico nas classificações, tais como a utilização do seu próprio nome de domínio ou a recolha de «feedback» e comentários («reviews») dos clientes. 
  • Abordagem «dispositivos móveis primeiro»: um número crescente de clientes utiliza os seus telemóveis inteligentes ou tabletes para fazer compras em linha, razão pela qual a adaptabilidade da plataforma aos dispositivos móveis deve ser um fator importante para a sua escolha.
  • Ferramentas de monitorização: escolha uma plataforma que lhe permita controlar facilmente o desempenho da sua loja em linha em termos de volumes de vendas, meios de pagamento preferidos ou número de encomendas.
  • Apoio técnico: encontre uma plataforma de comércio eletrónico à qual outras empresas tenham dado uma classificação elevada em termos de apoio ao cliente
  • Opções de pagamento para os seus clientes: considere as opções de pagamento que quer oferecer aos seus clientes, como os cartões de débito direto ou de crédito, e certifique-se de que a plataforma que escolheu permite que a sua loja em linha as utilize.
  • Preços: considere os custos inerentes à utilização de uma determinada plataforma em comparação com outras. As plataformas de comércio eletrónico oferecem uma variedade de regimes de preços, que vão desde as assinaturas mensais às taxas por transação, passando por taxas fixas e por custos adicionais para complementos («add-ons») ou para determinados elementos, pelo que deve examinar cuidadosamente as opções que melhor se adequam ao seu modelo de negócio.

Plataformas de mercados em linha

Se a utilização de uma plataforma de comércio eletrónico de terceiros for um esforço excessivo para si ou se quiser expandir-se para um canal de vendas adicional, pondere a possibilidade de vender através de um mercado em linha. 



Os mercados em linha são outro tipo de sítios de comércio eletrónico que ligam os vendedores aos compradores seguindo o modelo fora de linha dos grandes armazéns tradicionais. Todas as transações num mercado em linha são geridas pelo operador desse mercado; pode utilizar esse canal para chegar a clientes interessados nos seus produtos ou serviços. 



Eis algumas das vantagens oferecidas pelos mercados em linha: 

  • custos de comercialização reduzidos
  • acesso imediato aos mercados internacionais
  • concorrência transparente com empresas semelhantes
  • maior confiança e segurança para os clientes
  • sem interrupções de funcionamento
  • previsibilidade em termos de existências, preços e disponibilidade
  • tratamento dos pagamentos e processamento de encomendas
  • assistência tanto aos vendedores como aos compradores durante todo o processo de venda

Regulamento relativo à plataforma para as empresas (P2B)

A Comissão Europeia introduziu uma nova regulamentação para aumentar a transparência e a equidade nas plataformas em linha. Estas novas regras dizem respeito às obrigações dos prestadores de serviços de intermediação em linha e dos fornecedores de motores de pesquisa (incluindo o comércio eletrónico, as redes sociais, a distribuição de aplicações em linha e os mercados colaborativos), que funcionam como portas de acesso das empresas aos mercados e aos consumidores.

O novo regulamento relativo à plataforma para as empresas (P2B) oferece soluções para os problemas com que se deparam as empresas que utilizam plataformas como parte do seu trabalho, tais como:

  • falta de previsibilidade e de justificações nos termos e condições das plataformas
  • suspensão injustificada e encerramento das contas das empresas
  • políticas e regras de classificação pouco claras
  • discriminação a favor dos produtos ou serviços das próprias plataformas
  • limitação da liberdade das empresas para oferecerem melhores condições fora da plataforma
  • ineficácia dos mecanismos das plataformas para o tratamento de reclamações e de recursos

O Observatório da Economia das Plataformas em Linha en foi criado para acompanhar a evolução da economia das plataformas em linha e a aplicação do Regulamento P2B.

Legislação da UE

Precisa de ajuda dos serviços de assistência?

Contacte um serviço de apoio especializado

Tem dúvidas sobre como fazer negócios além-fronteiras, nomeadamente sobre como expandir as suas atividades ou passar a exportar para outro país da UE? A rede europeia de empresas Enterprise Europe Network pode aconselhá-lo gratuitamente.

Pode também utilizar a localizador de serviço de assistência para obter a ajuda de que precisa.

Última verificação: 21/06/2023
Partilhar esta página