Viver e viajar na UE
Última verificação: 01/06/2022

Vender em linha através de plataformas de terceiros

Quando criar a sua empresa em linha, pode também criar uma loja em linha utilizando plataformas de terceiros, ou seja, qualquer software desenvolvido por uma entidade externa à sua empresa ou ao seu principal fornecedor de sítios Web. Outra alternativa é anunciar os seus produtos em mercados em linha bem conhecidos. Tenha presente que algumas das suas obrigações básicas em matéria de gestão de um sítio Web continuam a ser aplicáveis se escolher esta opção.

Plataformas de terceiros de comércio eletrónico

Uma plataforma de comércio eletrónico é um programa ou aplicação de software que permite à sua empresa vender bens e serviços em linha, ajudando-o a gerir o seu sítio Web e outras operações, como o marketing, as vendas e a logística. Eis alguns dos aspetos que deve ter em conta ao escolher este tipo de solução:

Plataformas de mercados em linha

Se a utilização de uma plataforma de comércio eletrónico de terceiros for um esforço excessivo para si ou se quiser expandir-se para um canal de vendas adicional, pondere a possibilidade de vender através de um mercado em linha. 



Os mercados em linha são outro tipo de sítios de comércio eletrónico que ligam os vendedores aos compradores seguindo o modelo fora de linha dos grandes armazéns tradicionais. Todas as transações num mercado em linha são geridas pelo operador desse mercado; pode utilizar esse canal para chegar a clientes interessados nos seus produtos ou serviços. 



Eis algumas das vantagens oferecidas pelos mercados em linha: 

Regulamento relativo à plataforma para as empresas (P2B)

A Comissão Europeia introduziu uma nova regulamentação para aumentar a transparência e a equidade nas plataformas em linha. Estas novas regras dizem respeito às obrigações dos prestadores de serviços de intermediação em linha e dos fornecedores de motores de pesquisa (incluindo o comércio eletrónico, as redes sociais, a distribuição de aplicações em linha e os mercados colaborativos), que funcionam como portas de acesso das empresas aos mercados e aos consumidores.

O novo regulamento relativo à plataforma para as empresas (P2B) oferece soluções para os problemas com que se deparam as empresas que utilizam plataformas como parte do seu trabalho, tais como:

O Observatório da Economia das Plataformas em Linha en foi criado para acompanhar a evolução da economia das plataformas em linha e a aplicação do Regulamento P2B.

Legislação da UE

Precisa de ajuda dos serviços de assistência?

Contacte um serviço de apoio especializado

Apoio local às empresas

Tem dúvidas sobre como fazer negócios além-fronteiras, nomeadamente sobre como expandir as suas atividades ou passar a exportar para outro país da UE? A rede europeia de empresas Enterprise Europe Network pode aconselhá-lo gratuitamente.

Mais serviços de assistência

Partilhar esta página: