Última verificação : 23/05/2018

Usar o euro

O euro

O euro é utilizado em 19 países da União Europeia: Áustria, Bélgica, Chipre, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha.Informe-se sobre o euro, os países que o utilizam e as respetivas taxas de câmbio en .

Todas as notas e moedas podem ser utilizadas em todos os países da UE que adotaram o euro, nomeadamente em muitos dos seus territórios ultramarinos, como os Açores, as Canárias, Ceuta e Melilha, a Guiana Francesa, Guadalupe, a Madeira, a Martinica, Maiote, a Reunião, São Bartolomeu, e São Pedro e Miquelão.

Com o acordo da UE, o Andorra, Mónaco, São Marinho e a Cidade do Vaticano utilizam o euro como divisa nacional. Alguns países e territórios utilizam o euro como moeda de facto: é o caso do Kosovo e do Montenegro.

Transferências em dinheiro e pagamentos com cartão

Regra geral, quem viaja evita transportar quantias importantes de dinheiroen, utilizando habitualmente os cartões de débito/crédito para cobrir as despesas do dia-a-dia. Os pagamentos efetuados em euros na UE estão sujeitos às mesmas taxas que qualquer pagamento nacional processado eletronicamente do mesmo valor em euros.

Estas regras aplicam-se igualmente a operações efetuadas em euros (por exemplo, entre contas em euros) em países que não pertencem à zona euro e a pagamentos em coroas suecas e leus romenos.

Perguntas frequentes

Legislação da UE

Precisa de mais informações sobre as regras em vigor num determinado país?

Precisa de ajuda dos serviços de assistência?

Contacte um serviço de apoio especializado

Partilhar esta página: