Documentos necessários para os menores poderem viajar na UE

Além de um documento nacional de identificação ou de um passaporte próprio válido, os menores que viajam:

  • sozinhos ou
  • com adultos a quem não esteja confiada a sua guarda legal ou
  • só com um dos pais

podem necessitar de mais um documento (oficial) que os autorize a viajar, assinado por ambos os progenitores, pelo segundo progenitor ou pela pessoa ou pessoas a quem foi confiada a sua guarda legal.

Não existem regras da UE nesta matéria. Cabe a cada país decidir se um menor precisa de uma autorização oficial de um ou ambos os progenitores ou da pessoa a quem foi confiada a guarda legal. Verifique as regras exatas aplicáveis nos países de partida e de destino.

Convém ter presente que, mesmo se alguns países não exigem que os menores disponham de uma autorização para entrar ou sair do respetivo território, essa autorização pode ser necessária nos países de trânsito.

Aviso

Em caso de viagem de avião, é aconselhável informar-se previamente junto da companhia aérea, uma vez que muitas exigem uma autorização oficial e têm o seu próprio formulário para o efeito.

Uma vez que as regras aplicadas por cada país podem mudar sem aviso prévio, também é aconselhável informar-se junto das entidades competentes ou das respetivas embaixadas ou consulados.

Ver também:

Viajar legalmente com crianças para o estrangeiro

Precisa de ajuda dos serviços de assistência?

Contacte um serviço de apoio especializado

Pode também utilizar a localizador de serviço de assistência para obter a ajuda de que precisa.

Última verificação: 08/03/2024
Partilhar esta página