Devoluções

Direito de retratação: período de reflexão de 14 dias

Se comprar um produto ou um serviço em linha, por telefone ou a um vendedor ao domicílio (em termos jurídicos, um «contrato à distância» ou um «contrato celebrado fora do estabelecimento comercial»), tem o direito de se retratar. Isto significa que pode rescindir o contrato no prazo de 14 dias sem apresentar qualquer justificação («período de reflexão»). O período de reflexão é de 14 dias a contar da data de entrega no caso de produtos e termina 14 dias após a data de celebração do contrato no caso de serviços. Se o período de reflexão não terminar num dia útil, é prorrogado até ao primeiro dia útil seguinte.
Alguns países da UE dão-lhe 30 dias para rescindir um contrato celebrado durante vendas não solicitadas porta a porta ou em excursões comerciais.

Custo de devolução dos produtos

Se decidir devolver um produto dentro do período de reflexão de 14 dias, compete-lhe a si pagar os custos de embalagem e envio. As únicas exceções: se o vendedor se propuser pagar ou se o vendedor não o informar desses custos antes de efetuar a compra. Deverá sempre ser informado/a sobre as condições antes de efetuar a compra.

Exceções

Importante: o período de reflexão de 14 dias não se aplica a:

  • bilhetes de avião e de comboio, bilhetes para concertos, reservas de hotel e de aluguer de automóveis, bem como serviços de restauração encomendados para datas específicas
  • bens perecíveis que perdem a validade rapidamente, como alimentos ou bebidas com um prazo de validade curto
  • produtos fabricados por encomenda ou claramente personalizados (por exemplo, vestuário por medida)
  • bens ou serviços cujos preços flutuam em função dos mercados mundiais, como o combustível para aquecimento doméstico
  • serviços prestados na íntegra, como a limpeza de um terraço, se tiver concordado expressamente com o início imediato dos trabalhos, reconhecendo que, ao fazê-lo, iria perder o direito de retratação
  • artigos áudio, vídeo ou software, como os DVD, cujo selo tenha sido quebrado após a receção
  • conteúdo digital em linha, como uma canção ou um filme, que tenha começado a descarregar ou a transmitir em contínuo após ter concordado expressamente que, ao fazê-lo, iria perder o direito de retratação.
  • contratos para reparações ou manutenção urgentes, como chamar um canalizador para reparar um chuveiro que não para de pingar

Aviso

Em alguns países da UE, o consumidor conserva o direito de retratação relativamente a alguns destes bens e serviços caso tenham sido adquiridos durante vendas não solicitadas porta a porta ou em excursões comerciais.

Os artigos comprados a um particular não estão abrangidos pelo direito de retratação. Por este motivo, ao fazer compras em mercados em linha, preste especial atenção ao estatuto do vendedor: profissional ou particular.

Onde obter ajuda

Para informações mais pormenorizadas sobre os direitos que lhe são conferidos pela legislação nacional, consulte as regras específicas em matéria de garantias legais e comerciais em vigor no país onde fez a sua compra.

Se tiver problemas com a rescisão de um contrato ou a obtenção de uma reparação ou de um reembolso noutro país da UE, o Centro Europeu do Consumidor do seu país pode ajudar.

Se não tem a certeza de qual das situações se aplica ao seu caso, use a nossa ferramenta para os direitos do consumidor, que o ajudará a conhecer melhor os seus direitos quando faz compras na UE.

Perguntas frequentes

Legislação da UE

Precisa de ajuda dos serviços de assistência?

Contacte um serviço de apoio especializado

Pode também utilizar a localizador de serviço de assistência para obter a ajuda de que precisa.

Última verificação: 24/09/2025
Partilhar esta página