Última verificação: 22/07/2020

Domínios da Internet

Afetado pelo Brexit?

Se tem uma empresa e pretende que os seus clientes possam encontrar mais facilmente informações sobre a mesma na Internet, pode criar um sítio Web.

Cada sítio Web é acessível através de um endereço do Protocolo Internet (IP) único, constituído por uma série de algarismos (por exemplo, 136.173.60.59 ou 91.194.202.11).

Mas, o melhor é ter um nome de domínio, fácil de ler e de memorizar, do tipo europarl.europa.eu ou consilium.europa.eu.

Cada nome de domínio é associado a um endereço IP. Assim, quando insere «europarl.europa.eu» na barra de endereços do seu programa de navegação, é encaminhado para o endereço IP 136.173.60.59.

Ao registar um nome de domínio, adquire o direito de usar esse nome de domínio. O registo não garante qualquer proteção especial em matéria propriedade intelectual. Todavia, se um nome de domínio for idêntico ao nome de uma marca comercial, isso pode constituir uma infração aos direitos de propriedade intelectual.

Como registar um nome de domínio

Se o nome que pretende estiver disponível, pode registar o nome de domínio através de um agente de registo acreditado que ofereça a extensão de topo que lhe interessa. Existem muitas extensões diferentes, desde as que são específicas de um país às extensões genéricas:

As condições e as regras aplicáveis podem variar em função do tipo de extensão escolhido. Depois de escolher o nome de domínio e a extensão de topo, tem de pagar uma taxa de registo. O montante a pagar depende:

Se tem uma empresa em qualquer país da UE, também pode solicitar um domínio de topo .eu (TLD.eu). Para ver os domínios .eu disponíveis, consulte o Registo Europeu de Domínios Internet EURid.

Precisa de ajuda dos serviços de assistência?

Contacte um serviço de apoio especializado

Helpdesk DPI Europa

Conselhos e formação em gestão dos direitos de propriedade intelectual para projetos cofinanciados pela UE ou acordos comerciais transnacionais.

Apoio local às empresas

Tem dúvidas sobre como fazer negócios além-fronteiras, nomeadamente sobre como expandir as suas atividades ou passar a exportar para outro país da UE? A rede europeia de empresas Enterprise Europe Network pode aconselhá-lo gratuitamente.

Partilhar esta página: