Programas de financiamento da UE
Financiamento da UE ao turismo
O guia para o financiamento do turismo na UE apresenta uma panorâmica dos programas incluídos no novo orçamento da UE em apoio do setor do turismo. Obtenha acesso aos recursos que melhor se adequam às suas necessidades.
A UE tem vários programas de financiamento a que pode candidatar-se, em função da natureza da sua atividade ou projeto. Existem dois tipos de financiamento: direto e indireto.
Financiamento direto
O financiamento direto é gerido pelas instituições europeias e pode assumir duas formas: subvenções ou contratos.Pode candidatar-se a uma subvenção ou contrato gerido pela Comissão Europeia no portal sobre financiamento e concursos en .
Subvenções
As subvenções são atribuídas a projetos específicos relacionados com políticas europeias, geralmente na sequência da publicação de um convite à apresentação de propostas.
Quem pode candidatar-se
Pode candidatar-se a uma subvenção se dirigir uma empresa ou uma organização afim (associação empresarial, entidade de apoio às empresas, consultoria, etc.) que leve a cabo projetos que promovam os interesses da UE ou contribuam para a execução de um programa ou política da UE.
Contratos
A UE celebra contratos com vista à aquisição de bens, obras ou serviços necessários ao seu funcionamento, como estudos, ações de formação, organização de conferências ou equipamento informático.
Financiamento indireto
Os financiamentos indiretos são geridos pelas autoridades nacionais e regionais. Representam quase 80 % do orçamento da UE e são atribuídos no âmbito de cinco grandes fundos que constituem os denominados Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.
Esses fundos são os seguintes:
- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – desenvolvimento regional e urbano
- Fundo Social Europeu – inclusão social e boa governação
- Fundo de Coesão – convergência económica das regiões menos desenvolvidas
- Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural
- Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas en
Candidatar-se a um financiamento
Para candidatar-se a uma subvenção da UE, dirija-se às autoridades regionais ou nacionais (designadas autoridades de gestão) do país da UE onde a sua empresa está registada.
Para candidatar-se a um financiamento do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, dirija-se ao Ministério da Agricultura en do seu país.
Para candidatar-se a um financiamento do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, dirija-se aos pontos de contacto nacionais en en .
Mais informações sobre o financiamento da UE
en