Última verificação: 07/05/2019

Programas de financiamento da UE

Decisão do Reino Unido de invocar o artigo 50.º do TUE: Mais Informações

A UE tem vários programas de financiamento a que pode candidatar-se, em função da natureza da sua atividade ou projeto. Existem dois tipos de financiamento: direto e indireto.

Financiamento direto

O financiamento direto é gerido pelas instituições europeias e pode assumir duas formas: subvenções ou contratos.Pode candidatar-se a uma subvenção ou contrato gerido pela Comissão Europeia no portal sobre financiamento e concursosen.

Subvenções

As subvenções são atribuídas a projetos específicos relacionados com políticas europeias, geralmente na sequência da publicação de um convite à apresentação de propostas.

Quem pode candidatar-se

Pode candidatar-se a uma subvenção se dirigir uma empresa ou uma organização afim (associação empresarial, entidade de apoio às empresas, consultoria, etc.) que leve a cabo projetos que promovam os interesses da UE ou contribuam para a execução de um programa ou política da UE.

Contratos

A UE celebra contratos com vista à aquisição de bens, obras ou serviços necessários ao seu funcionamento, como estudos, ações de formação, organização de conferências ou equipamento informático.

Financiamento indireto

Os financiamentos indiretos são geridos pelas autoridades nacionais e regionais. Representam quase 80 % do orçamento da UE e são atribuídos no âmbito de cinco grandes fundos que constituem os denominados Fundos Europeus Estruturais e de Investimentoen.

Esses fundos são os seguintes:

Candidatar-se a um financiamento

Para candidatar-se a uma subvenção da UE, dirija-se às autoridades regionais ou nacionais (designadas autoridades de gestão) do país da UE onde a sua empresa está registada.

Para candidatar-se a um financiamento do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, dirija-se ao Ministério da Agriculturaen do seu país.

Para candidatar-se a um financiamento do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, dirija-se aos pontos de contacto nacionaispdfen .

Mais informações sobre o financiamento da UEen
 

Legislação da UE

Precisa de ajuda dos serviços de assistência?

Contacte um serviço de apoio especializado

Apoio local às empresas - Tem dúvidas sobre como fazer negócios além-fronteiras, nomeadamente sobre como expandir as suas atividades ou passar a exportar para outro país da UE? A rede europeia de empresas Enterprise Europe Network pode aconselhá-lo gratuitamente.

Partilhar esta página: