Última verificação: 21/02/2019

Erasmus para jovens empreendedores

Decisão do Reino Unido de invocar o artigo 50.º do TUE: Mais Informações

Jovens empresários: como participar no programa

Se criou recentemente uma empresa ou tenciona fazê-lo brevemente, pode candidatar-se ao programa de intercâmbio Erasmus para jovens empresários.

Este programa, parcialmente financiado pela UE, permite-lhe passar algum tempo noutro país da UE e aprender com empresários experientes. Atenção! Trata-se de um programa de intercâmbio que não tem por objetivo propor empregos remunerados.

Para poder participar, deve dar provas da sua motivação e determinação em criar uma empresa, bem como apresentar um projeto empresarial viável e um plano de negócios realista. Além disso, deve estar em condições de complementar o apoio financeiro da UE com os seus próprios fundos para cobrir os custos da sua estadia no estrangeiro.

Também pode candidatar-se se já tiver criado a sua empresa, desde que esta tenha menos de três anos à data da candidatura.

Deve ter mais de 18 anos, residir num país da UE ou num país que participe no acordo COSME há, pelo menos, 180 dias e estar em condições de complementar o apoio financeiro da UE com os seus próprios fundos para cobrir as despesas de viagem e estadia.

Duração

O intercâmbio pode durar de 1 a 6 meses. Aconselhamo-lo a fazer o intercâmbio sem interrupções, embora possa repartir a sua estadia por vários períodos, desde que complete o programa no prazo de 12 meses.

Contacto

Na maioria dos países existem pontos de contacto locais (organizações intermediárias) que o orientarão ao longo do processo de candidatura e do intercâmbio e através dos quais receberá o apoio financeiro da UE. Caso não exista uma organização intermediária no seu país, pode entrar em contacto com uma organização noutro país.

Apoio financeiro da UE

Pode candidatar-se a um apoio financeiro para o ajudar a cobrir as despesas de viagem e de estadia. O montante que irá receber varia de país para país.

Montante do apoio financeiro por país

País de destino Montante mensal pago durante a sua estadia (em euros)
Dinamarca 1100
Irlanda, Reino Unido 1000
Finlândia, Suécia 950
Áustria, França, Islândia, Itália 900
Bélgica, Alemanha, Espanha, Luxemburgo, Países Baixos, Espanha 830
Chipre, Grécia, Portugal 780
Turquia 750
Croácia, Malta, Eslovénia 720
Estónia, Hungria 670
Arménia, Chéquia, Letónia, Polónia, Eslováquia 610
Bulgária, Macedónia do Norte, Lituânia, Montenegro, Roménia, Sérvia 560
Albânia, Moldávia 530
Regiões ultraperiféricas da UE, PTU e empresários com necessidades especiais 1100

Candidatura

Documentos exigidos:

Para mais informações, consulte o Guia para os jovens empresáriospdfen

Acolher jovens empresários

Se é um empresário experiente e bem sucedido ou dono de uma PME, pode candidatar-se a receber um jovem empresário na sua empresa. Participar no programa e acolher um jovem empresário motivado na sua empresa pode trazer-lhe muitas vantagens, como, por exemplo:

Como participar no programa enquanto empresário de acolhimento

Condições necessárias para ser empresário de acolhimento

Para mais informações, consulte o Guia para os empresários de acolhimentopdfen

Tópicos Relacionados

Precisa de ajuda dos serviços de assistência?

Contacte um serviço de apoio especializado

Apoio local às empresas - Tem dúvidas sobre como fazer negócios além-fronteiras, nomeadamente sobre como expandir as suas atividades ou passar a exportar para outro país da UE? A rede europeia de empresas Enterprise Europe Network pode aconselhá-lo gratuitamente.

Partilhar esta página: