Última verificação: 10/05/2019

Cobrança transnacional de créditos

Decisão do Reino Unido de invocar o artigo 50.º do TUE: Mais Informações

Se uma empresa com sede noutro país da UE lhe deve dinheiro, os tribunais podem ordenar que os fundos existentes na conta bancária dessa empresa sejam congelados.

Quando se pode recorrer a essa possibilidade?

Pode tirar partido desta regra em qualquer caso transnacional, ou seja, quando o tribunal competente para proferir essa decisão ou a sua empresa (neste caso, o credor) estejam estabelecidos num país da UE diferente daquele em que o devedor detém a respetiva conta bancária.

Este procedimento denomina-se decisão europeia de arresto de contas (DEAC) e tem por objetivo facilitar e acelerar a cobrança de créditos na UE.

Não é necessário informar previamente o devedor. Desta forma, evita-se que este mude de país, se esconda ou gaste o dinheiro depositado no banco antes de o credor recuperar as somas que lhe são devidas.

Em que países se aplica?

Pode solicitar uma decisão europeia de arresto de contas em qualquer país da UE, com exceção do Reino Unido e da Dinamarca.

Como posso pedir uma decisão deste tipo ao tribunal?

Pode fazê-lo utilizando o formulário em linha que existe para o efeito. Junte todos os documentos comprovativos pertinentes que justifiquem tal pedido.

Contestar uma decisão europeia de arresto de contas

Se for o devedor e não concordar com uma decisão europeia de arresto de contas proferida contra si, pode contestar a decisão mediante um formulário para interpor recurso (formulário VII).

Qualquer uma das partes pode interpor recurso da decisão sobre a contestação, mediante um formulário de recurso (formulário IX).

Tópicos Relacionados

Legislação da UE

Precisa de ajuda dos serviços de assistência?

Contacte um serviço de apoio especializado

Processo europeu para ações de pequeno montante

Resolva litígios com fornecedores ou clientes de outro país da UE relativos a créditos de montante inferior a 2000 euros.

Apoio local às empresas - Tem dúvidas sobre como fazer negócios além-fronteiras, nomeadamente sobre como expandir as suas atividades ou passar a exportar para outro país da UE? A rede europeia de empresas Enterprise Europe Network pode aconselhá-lo gratuitamente.

Partilhar esta página: