Perguntas frequentes - Tributação dos investigadores

Não há regras a nível da UE que determinem como devem ser tributados os rendimentos dos cidadãos europeus. Regra geral, se mudar a sua residência principal para a Hungria e passar menos de 183 dias por ano em Espanha, será considerado residente para efeitos fiscais no seu país de origem. De qualquer modo, a Espanha e a Hungria concluíram um acordo sobre a dupla tributação, pelo que só deverá ser tributado num destes países.
Ao abrigo do acordo sobre a dupla tributação concluído entre a Alemanha e a Finlândia, tem de pagar impostos no seu país de residência (nesse caso, na Alemanha). Deve também informar a sua entidade patronal na Finlândia de que, no âmbito do acordo,deixa de estar sujeito ao pagamento de impostos neste país.
Além disso, terá de pagar as suas contribuições para a segurança social na Alemanha (o pais onde passará a viver e a exercer , pelo menos, 25% da sua atividade profissional).
A partir do dia em que mudar a sua residência para a Alemanha, ficará coberto pelo sistema de segurança social alemão na qualidade de trabalhador assalariado.

Consulte as informações principais sobre este tema

Última verificação: 24/06/2024
Partilhar esta página