Expandir o seu negócio

Para expandir o seu negócio de biotecnologia ou biofabricação há que estabelecer as ligações, desenvolver os conhecimentos e criar as ferramentas necessárias para expandir operações, aceder a novos mercados e alcançar um crescimento sustentável. A UE disponibiliza um leque de recursos para fomentar o sucesso das PME no domínio da biotecnologia ou da biofabricação.

Se pretende converter as suas inovações de um ambiente laboratorial de pequena escala para uma escala industrial, as seguintes ferramentas e projetos podem ajudar:

  • Pilots4U en : apresenta num mapa todas as infraestruturas-piloto e de demonstração de acesso aberto existentes em toda a Europa, criando uma rede facilmente acessível.
  • Plataforma de aconselhamento InvestEU: en ajuda as empresas de biotecnologia a conceber e a rever o seu modelo empresarial/financeiro.
  • SCALE-UP: bg de en fr pl sv ajuda as empresas a identificar e expandir cadeias de valor de base biológica, inovadoras e sustentáveis, que assentem em recursos regionais.
  • MainstreamBIO: en oferece ferramentas digitais para tornar as soluções de base biológica de pequena escala numa prática corrente nas zonas rurais de toda a Europa.
  • Cartografia de Centros Tecnológicos | Observatório Europeu dos Ecossistemas Industriais: en obtenha informações sobre as tendências do mercado, os avanços tecnológicos e as oportunidades disponíveis. O IME também apresenta um mapa com cerca de 50 centros tecnológicos centrados na biotecnologia en em toda a Europa que oferecem apoio à I&D, mentoria e conhecimentos especializados em matéria de desenvolvimento de produtos.

Amplie os seus conhecimentos e tire partido das plataformas de partilha de dados apoiadas pela UE, das perspetivas estratégicas e dos conhecimentos especializados para impulsionar a inovação e a colaboração:

  • Observatório Europeu dos Ecossistemas Industriais (EMI) en : obtenha informações sobre as tendências do mercado, os avanços tecnológicos e as oportunidades disponíveis. O IME também apresenta um mapa com cerca de 50 centros tecnológicos centrados na biotecnologia en em toda a Europa que oferecem apoio à I&D, mentoria e conhecimentos especializados em matéria de desenvolvimento de produtos.
  • Colaboração em matéria de dados e ciência abertos: plataformas como a Nuvem Europeia para a Ciência Aberta en (EOSC) e o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS) permitem aos investigadores no domínio da biotecnologia aceder a conjuntos de dados partilhados em toda a UE, promovendo a colaboração em domínios como a epidemiologia e a medicina personalizada.
  • Políticas e conhecimento de mercado: recursos como o CORDIS de en es fr it pl e a Plataforma Científica da UE en oferecem dados, relatórios e perspetivas estratégicas sobre as políticas da UE em matéria de biotecnologia, as tendências do mercado e as oportunidades de financiamento.

As empresas de biotecnologia em expansão precisam de vias claras para entrar nos mercados locais, no mercado da UE e nos mercados mundiais, o que implica compreender os quadros regulamentares, identificar parceiros de distribuição e tirar partido das redes de contactos para aumentar a visibilidade no mercado.

  • Rede Europeia de Empresas (REE) en : a REE põe à sua disposição serviços personalizados gratuitos de auxílio à inovação, ao financiamento e à expansão do seu negócio para novos mercados, assim como à obtenção de fundos e ao estabelecimento de contactos com parceiros em mais de 60 países.
  • Base de dados da UE Access2Markets: para a entrada no mercado internacional, verifique as tarifas, os requisitos regulamentares e as barreiras comerciais utilizando a base de dados da UE.

Apoio às empresas

Crie ligações estratégicas com líderes da indústria, investigadores e autoridades públicas de modo a promover parcerias, partilhar conhecimentos especializados e desbloquear oportunidades de crescimento para o seu negócio de biotecnologia.

  • Rede Europeia de Empresas (REE) en : estabeleça ligações com parceiros empresariais e de inovação em todo o mundo. A REE oferece aconselhamento personalizado sobre expansão internacional, procura de financiamento e cumprimento dos requisitos regulamentares.
  • Plataforma Europeia para a Colaboração entre Polos Empresariais (ECCP): en a ECCP apoia redes regionais de empresas, instituições de investigação e outras partes interessadas que estimulem a inovação e a competitividade em indústrias específicas. Estes polos dão assistência às PME no acesso à inovação, a redes de contactos e a parcerias, na partilha de recursos e conhecimentos especializados, no aumento da competitividade e no acesso a financiamento e apoio. A plataforma enumera mais de 1500 polos empresariais, dos quais cerca de 90 são do domínio da biotecnologia.
  • Vales Regionais de Inovação (VRI): estas iniciativas estabelecem ligações entre os ecossistemas regionais de inovação em toda a Europa, facilitando a colaboração entre as PME do setor da biotecnologia e as instituições académicas, os líderes da indústria e as autoridades públicas. Os VRI visam acelerar a inovação, em especial em domínios fundamentais como a saúde, as tecnologias verdes e a transformação digital. Consulte o mapa de correspondências dos VRI en para descobrir potenciais parceiros ou consulte as autoridades locais.

Precisa de ajuda dos serviços de assistência?

Contacte um serviço de apoio especializado

Tem dúvidas sobre como fazer negócios além-fronteiras, nomeadamente sobre como expandir as suas atividades ou passar a exportar para outro país da UE? A rede europeia de empresas Enterprise Europe Network pode aconselhá-lo gratuitamente.

Pode também utilizar a localizador de serviço de assistência para obter a ajuda de que precisa.

Última verificação: 30/01/2026
Partilhar esta página