Perguntas frequentes - Voluntariado - Por onde começar
-
São necessárias competências específicas para participar numa atividade de voluntariado através do Corpo Europeu de Solidariedade?
NÃO. O programa está aberto a todos. Antes de iniciar o período de voluntariado, receberá uma formação específica.
-
Gostaria de participar numa atividade de voluntariado no estrangeiro. Onde posso informar-me e obter apoio?
Pode começar por consultar o sítio Web do Corpo Europeu de Solidariedade para obter mais informações sobre oportunidades de voluntariado no estrangeiro.
-
Gostaria de participar numa atividade de voluntariado em Espanha. Tenho de saber falar espanhol?
NÃO, a menos que o trabalho em questão exija o conhecimento básico da língua. De qualquer modo, beneficiará de apoio linguístico durante o projeto, pelo que, de certeza, terá a oportunidade de aprender um pouco de espanhol.
-
Tenho de ter um seguro?
SIM, mas se fizer voluntariado através do Corpo Europeu de Solidariedade tem direito a um seguro especial gratuito, se for para o estrangeiro. Solicite mais informações à sua organização de envio.
-
Se não gostar do meu projeto de voluntariado, posso desistir?
Se estiver numa situação muito difícil e não houver outra forma de resolver o seu problema, é possível rescindir o seu contrato de voluntariado, mas só como último recurso.
-
Tenho de pagar alguma coisa para participar num projeto de voluntariado?
NÃO, não tem de pagar nada para participar num projeto de voluntariado através do Corpo Europeu de Solidariedade.
-
Os países da UE podem reservar o acesso aos respetivos programas nacionais de voluntariado aos seus cidadãos?
SIM. Os programas nacionais de voluntariado não estão obrigatoriamente abertos a estrangeiros. Informe-se junto da entidade competente.
-
Gostava de participar num projeto na Ásia. Preciso de um visto?
PROVAVELMENTE. A participação num projeto de voluntariado não o isenta do cumprimento das disposições nacionais em matéria de vistos. Informe-se bem antes de partir!
-
Comecei recentemente uma atividade de voluntariado noutro país da UE. Que autoridades serão responsáveis pelos meus direitos de segurança social e que estatuto jurídico tenho no outro país?
A legislação da UE não regula o estatuto dos voluntários. As pessoas que fazem trabalho de voluntariado no estrangeiro estão sob a responsabilidade quer da organização de envio quer da organização de acolhimento. Na qualidade de voluntário, tem direito a viver em qualquer país da UE desde que disponha de meios de subsistência suficientes e de uma cobertura médica completa. Enquanto satisfizer estas condições, estará coberto pelo sistema de segurança social desse país. Se a sua estadia noutro país da UE for temporária, pode utilizar o cartão europeu de seguro de doença emitido pelo seu país de origem para receber os cuidados de saúde de que necessitar durante esse período. -
Quando terminar o meu período de voluntariado noutro país da UE, receberei um certificado reconhecido em toda a UE?
Se participou num projeto de voluntariado do Corpo Europeu de Solidariedade, receberá um certificado Passe Jovem en . -
O que é o certificado Passe Jovem e onde o posso pedir?
O certificado Passe Jovem garante-lhe que a experiência adquirida através do Corpo Europeu de Solidariedade é reconhecida enquanto experiência pedagógica e período de aprendizagem não formal. Se participa num projeto de solidariedade, a sua organização deve registar-se no Sítio Web do Passe Jovem en e inserir os seus dados, para que o seu certificado possa ser validado e emitido.
