- 1948
- 7-11 de Maio
Congresso de Haia: mais de mil delegados de uma vintena de países europeus debatem novas formas de cooperação na Europa. Pronunciam se a favor da criação de uma “Assembleia Europeia”.
- 1949
- 27-28 de Janeiro
Na sequência do Congresso de Haia, é criado o Conselho da Europa, com sede em Estrasburgo.
No mesmo ano, começa a ser redigida a Convenção Europeia dos Direitos do Homem. Assinada em Roma em 1950, entrará em vigor em Setembro de 1953.
Com o decorrer do tempo, quase todos os países do continente se tornam membros do Conselho da Europa.
- 1950
- 9 de Maio
Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, profere um importante discurso em que avança propostas inspiradas nas ideias de Jean Monnet. Propõe que a França e a República Federal da Alemanha ponham em comum os seus recursos de carvão e de aço, numa organização aberta aos outros países da Europa.
Porque esta data pode ser considerada como a do nascimento da União Europeia, o dia 9 de Maio é hoje comemorado como o “Dia da Europa”.
- 1951
- 18 de Abril
Seis países – Bélgica, França, República Federal da Alemanha, Itália, Luxemburgo e Países Baixos – assinam em Paris o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que entrou em vigor em 23 de Julho de 1952, por um período de 50 anos.
- 1955
- 1-2 de Junho
Reunidos em Messina, os Ministros dos Negócios Estrangeiros dos Seis decidem estender a integração europeia a toda a economia.
- 1957
- 25 de Março
Assinatura em Roma dos Tratados que instituem a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom), que entrarão em vigor em 1 de Janeiro de 1958.
- 1960
- 4 de Janeiro
Por iniciativa do Reino Unido, a Convenção de Estocolmo cria a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), que reúne vários países europeus que não fazem parte da CEE.
- 1962
- 30 de Julho
Entra em vigor uma Política Agrícola Comum (PAC).
- 1963
- 14 de Janeiro
O General de Gaulle anuncia, numa conferência de imprensa, que a França veta a entrada do Reino Unido nas Comunidades Europeias.
20 de Julho
É assinado em Yaoundé um acordo de associação entre a CEE e 18 países africanos.
- 1965
- 8 de Abril
É assinado o Tratado de fusão dos executivos das três Comunidades e que cria um Conselho e uma Comissão únicos. Entrará em vigor em 1 de Julho de 1967.
- 1966
- 29 de Janeiro
“Compromisso do Luxemburgo”: na sequência de uma crise política, a França aceita retomar o seu lugar nas reuniões do Conselho, a troco da manutenção da regra da unanimidade quando estão em jogo “interesses nacionais de importância vital”.
- 1968
- 1 de Julho
Eliminação completa, com 18 meses de avanço sobre o previsto, dos direitos aduaneiros intracomunitários sobre os produtos industriais. Entra em vigor uma Pauta Aduaneira Comum.
- 1969
- 1-2 de Dezembro
Na Cimeira de Haia, os dirigentes políticos da CEE decidem dar novo impulso ao processo de integração europeia.
- 1970
- 22 de Abril
É assinado no Luxemburgo um tratado que permite que as Comunidades Europeias sejam progressivamente financiadas por “recursos próprios” e que confere maiores poderes ao Parlamento Europeu.
- 1972
- 22 de Janeiro
São assinados em Bruxelas os tratados de adesão da Dinamarca, da Irlanda, da Noruega e do Reino Unido às Comunidades Europeias.
24 de Abril
Os seis membros da CEE decidem limitar a 2,25% as margens de flutuação cambial entre as suas moedas, um sistema que ficou conhecido por “serpente monetária”.
- 1973
- 1 de Janeiro
A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem às Comunidades Europeias, que passam a ter nove Estados Membros. A Noruega fica de fora, na sequência de um referendo em que o voto maioritário foi desfavorável à adesão.
- 1974
- 9-10 de Dezembro
Na Cimeira de Paris, os líderes políticos dos Nove decidem reunir-se regularmente em Conselho Europeu três vezes por ano. Dão igualmente luz verde às eleições directas para o Parlamento Europeu e acordam na criação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
- 1975
- 28 de Fevereiro
É assinada em Lomé uma convenção (Lomé I) entre a CEE e 46 Estados da África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP).
22 de Julho
É assinado um tratado que reforça os poderes orçamentais do Parlamento Europeu e cria o Tribunal de Contas Europeu. Entrará em vigor em 1 de Junho de 1977.
- 1978
- 6-7 de Julho
Na Cimeira de Bremen, a França e a República Federal da Alemanha propõem um relançamento da cooperação monetária através da criação de um Sistema Monetário Europeu (SME), que deverá substituir a “serpente”. O SME começa a funcionar em 13 de Março de 1979.
- 1979
- 28 de Maio
É assinado o tratado de adesão da Grécia às Comunidades Europeias.
7 e 10 de Junho
Primeiras eleições directas dos 410 deputados do Parlamento Europeu.
- 1981
- 1 de Janeiro
Entrada da Grécia nas Comunidades Europeias, que passam a contar 10 Estados Membros.
- 1984
- 28 de Fevereiro
É adoptado o programa “Esprit”, que promove a investigação e o desenvolvimento no domínio das tecnologias da informação.
14 e 17 de Junho
Segundas eleições directas para o Parlamento Europeu.
- 1985
- 7 de Janeiro
Jacques Delors assume a presidência da Comissão (1985-1995).
12 de Junho
Assinatura dos Tratados de adesão da Espanha e de Portugal às Comunidades Europeias.
2-4 de Dezembro
No Conselho Europeu do Luxemburgo, os Dez acordam em rever o Tratado de Roma e relançar a integração europeia, através do “Acto Único Europeu”, que abre caminho à realização plena do mercado interno até 1993.
- 1986
- 1 de Janeiro
Espanha e Portugal aderem às Comunidades Europeias, que passam a contar 12 Estados-Membros.
17 e 28 de Fevereiro
É assinado no Luxemburgo e em Haia o Acto Único Europeu, que entrará em vigor em 1 de Julho de 1987.
- 1987
- 15 de Junho
Tem início o programa “Erasmus”, que apoia os jovens europeus que desejem estudar noutros países da Europa.
- 1989
- 15 e 18 de Junho
Terceiras eleições directas para o Parlamento Europeu.
9 de Novembro
Queda do muro de Berlim.
9 de Dezembro
O Conselho Europeu de Estrasburgo decide convocar uma Conferência Intergovernamental sobre o aprofundamento da União Económica e Monetária (UEM) e da união política.
- 1990
- 19 de Junho
É assinado o Acordo de Schengen, que visa suprimir os controlos nas fronteiras entre os Estados Membros das Comunidades Europeias.
3 de Outubro
Reunificação da Alemanha.
14 de Dezembro
Têm início, em Roma, as conferências intergovernamentais sobre a UEM e a união política.
- 1991
- 9-10 de Dezembro
O Conselho Europeu de Maastricht adopta o Tratado da União Europeia, que estabelece as bases para uma política externa e de segurança comum, uma cooperação mais estreita nos domínios da justiça e dos assuntos internos e a criação de uma União Económica e Monetária, incluindo uma moeda única. A conjugação da cooperação intergovernamental nestes domínios com o sistema comunitário existente dá origem à União Europeia (UE). A CEE passa a chamar-se “Comunidade Europeia” (CE).
- 1992
- 7 de Fevereiro
É assinado em Maastricht o Tratado da União Europeia, que entra em vigor em 1 de Novembro de 1993.
- 1993
- 1 de Janeiro
É criado o mercado interno.
- 1994
- 9 e 12 de Junho
Quartas eleições directas para o Parlamento Europeu.
24-25 de Junho
São assinados no Conselho Europeu de Corfu os tratados de adesão à União Europeia da Áustria, da Finlândia, da Noruega e da Suécia.
- 1995
- 1 de Janeiro
A Áustria, a Finlândia e a Suécia juntam-se à UE, que passa a ter 15 Estados-Membros. A Noruega fica de fora, na sequência de um referendo em que o voto maioritário foi desfavorável à adesão.
23 de Janeiro
Entra em funções uma nova Comissão Europeia (1995-1999), presidida por Jacques Santer.
27-28 de Novembro
A Conferência Euromediterrânica de Barcelona cria uma parceria entre a UE e os países do sul do Mediterrâneo.
- 1997
- 16-17 de Junho
O Conselho Europeu de Amesterdão adopta um tratado que dá à União Europeia novas competências.
2 de Outubro
É assinado o Tratado de Amesterdão, que entrará em vigor em 1 de Maio de 1999.
- 1998
- 30 de Março
Tem início o processo de adesão dos novos países candidatos, que vai abranger Chipre, Malta e 10 países da Europa Central e Oriental.
3 de Maio
O Conselho Europeu de Bruxelas decide que 11 Estados-Membros (Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Espanha) preenchem as condições necessárias para a adopção da moeda única em Janeiro de 1999. A estes juntar-se-á mais tarde a Grécia.
31 de Dezembro
Adopção de taxas de conversão fixas e irrevogáveis entre as moedas que serão substituídas pelo euro.
- 1999
- 1 de Janeiro
Início da terceira fase da UEM: as moedas de 11 Estados-Membros são substituídas pelo euro. A moeda única é introduzida nos mercados financeiros. A partir deste momento, o Banco Central Europeu (BCE) passa a ser responsável pela política monetária europeia, que é definida e executada em euros.
24-25 de Março
O Conselho Europeu de Berlim adopta as perspectivas financeiras para 2000-2006, no quadro da “Agenda 2000”.
3-4 de Junho
O Conselho Europeu de Colónia decide confiar a redacção de uma Carta dos Direitos Fundamentais a uma Convenção composta por representantes dos Chefes de Estado ou de Governo da União Europeia e do Presidente da Comissão Europeia. Javier Solana é designado Alto Representante para a Política Externa e de Segurança Comum (PESC).
10 e 13 de Junho
Quintas eleições directas para o Parlamento Europeu.
15 de Setembro
Entra em funções uma nova Comissão Europeia, presidida por Romano Prodi (1999-2004).
15-16 de Outubro
O Conselho Europeu de Tampere decide tornar a UE um espaço de liberdade, de segurança e de justiça.
10-11 de Dezembro
O Conselho Europeu de Helsínquia, dedicado principalmente ao alargamento da União, reconhece oficialmente a Turquia como candidata à adesão à UE e decide avançar com as negociações com os outros 12 países candidatos.
- 2000
- 23-24 de Março
O Conselho Europeu de Lisboa define uma nova estratégia para fomentar o emprego na UE, modernizar a economia e reforçar a coesão social numa Europa baseada no conhecimento.
7-8 de Dezembro
Em Nice, o Conselho Europeu chega a acordo sobre o texto de um novo Tratado, que reforma o sistema decisório da UE na perspectiva do alargamento. Os presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia proclamam solenemente a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.
- 2001
- 26 de Fevereiro
É assinado o Tratado de Nice, que entrará em vigor em 1 de Fevereiro de 2003.
14-15 de Dezembro
O Conselho Europeu de Laeken adopta uma declaração sobre o futuro da União, que abre caminho para a próxima grande reforma da UE e convoca uma Convenção para preparar uma Constituição Europeia. Valéry Giscard d’Estaing é designado presidente da Convenção.
- 2002
- 1 de Janeiro
Entrada em circulação das moedas e notas em euros.
31 de Maio
Os 15 Estados-Membros da UE ratificam em simultâneo o Protocolo de Quioto – um acordo internacional para a redução da poluição atmosférica.
21-22 de Junho
O Conselho Europeu de Sevilha chega a acordo sobre uma política europeia de imigração e de asilo.
13 de Dezembro
O Conselho Europeu de Copenhaga decide que 10 dos países candidatos (Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia) poderão aderir à UE em 1 de Maio de 2004. A adesão da Bulgária e da Roménia é prevista para 2007.
É decidido que as negociações com a Turquia poderão ter início se o Conselho Europeu, com base num relatório e numa recomendação da Comissão, decidir, em Dezembro de 2004, que a Turquia cumpre todos os “critérios de Copenhaga”.
- 2003
- 16 de Abril
São assinados em Atenas os tratados de adesão de Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia.
10 de Julho
A Convenção sobre o futuro da Europa adopta um projecto de Constituição Europeia e conclui os seus trabalhos.
4 de Outubro
Tem início a Conferência Intergovernamental que deverá redigir um novo Tratado incorporando a Constituição Europeia.
- 2004
- 1 de Maio
Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia aderem à União Europeia.
10 e 13 de Junho
Sextas eleições directas para o Parlamento Europeu.
16-17 de Dezembro
Decisão de dar início em 2005 às negociações de adesão com a Croácia e a Turquia desde que estejam preenchidas certas condições.
- 2005
- 25 de Abril
A UE assina no Luxemburgo os Tratados de adesão com a Bulgária e a Roménia.
- 2007
-
Data prevista em 2002, pelo Conselho Europeu de Copenhaga, para a adesão da Bulgária e da Roménia à União Europeia.