Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Temas

Em caso de emergência, marque o 112 em qualquer ponto da Europa

Em caso de emergência, marque o 112 em qualquer ponto da Europa

02/02/07

Com o aumento das deslocações por toda a Europa, é tranquilizador saber que existe um número único para todas as situações de emergência em todos os países.  Numa emergência - quer se trate de um ataque cardíaco, de um acidente de viação ou de uma agressão com arma branca - cada segundo conta. Quanto mais depressa chegar a ajuda, melhor.

Marcar o 112 English de um telefone fixo ou de um telemóvel em qualquer parte da Europa pô‑lo‑á em contacto com um operador que tratará a sua chamada directamente ou a encaminhará para o serviço de emergência competente. Em qualquer dos casos, a resposta será idêntica à de um número de nacional de emergência.

Todas as centrais de atendimento estão a ser equipadas para fazer frente ao vertiginoso aumento do número de chamadas;com efeito, registam-se anualmente, na Europa, 100 milhões de situações de emergência médica. Todos os países devem ligar os seus serviços de emergência (ambulâncias, bombeiros, polícia) às centrais de atendimento e investir nas necessárias tecnologias de localização exacta de chamadas, para poder dar uma resposta rápida.

Outro desafio consiste em assegurar que os cidadãos conhecem o número e sabem utilizá‑lo correctamente. Actualmente, 60% das chamadas são falsas, o que aumenta consideravelmente o tempo de resposta.

Está em desenvolvimento uma nova tecnologia que permitirá aos veículos marcar automaticamente o número 112 em caso de acidente.  A União Europeia pretende que todos os veículos novos estejam equipados com este sistema automático de chamadas de emergência (eCall DeutschEnglishespañolfrançais ) a partir de 2009. Todavia, para o sistema funcionar, os serviços de emergência terão de receber e tratar o relatório de localização do veículo.

Mais informações no http://www.eena.org

 

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página