Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Temas

Maastricht, 15 anos depois

Maastricht, 15 anos depois

15/02/07

Em 7 de Fevereiro de 1992, os líderes dos então 12 Estados-Membros da União Europeia aprovaram um texto ambicioso que anunciava vários avanços importantes e, acima de tudo, a criação de uma moeda única, o euro.

Em Fevereiro de há 15 anos foi assinado em Maastricht, nos Países Baixos, um tratado que lançou a semente do que faz hoje parte da vida quotidiana de 316 milhões de pessoas da União Europeia: uma moeda comum, o euro.

Embora só tenha sido introduzido em 2002, o euro deve a sua existência à criação, prevista no Tratado de Maastricht, da União Económica e Monetária (UEM) entre os membros da União Europeia. Oficialmente designado por Tratado da União Europeia, o documento assinado em Maastricht anunciou uma maior liberdade de circulação dos capitais e políticas económicas comuns entre países, tendo levado, em 1998, à criação do Banco Central Europeu (BCE), responsável pelo euro.

Joaquin Almunia, Comissário europeu para os assuntos económicos e monetários, resume assim as vantagens da moeda única: "O euro é o símbolo mais poderoso da integração europeia. Tem-nos protegido dos choques externos e reforçou o papel da Europa no mundo."

Mas os resultados desta assinatura histórica não se limitaram ao euro ou a outros progressos a nível financeiro. O Tratado de Maastricht alargou o âmbito da União Europeia, abrindo caminho à criação de uma política externa e de segurança comum e ao estabelecimento da cooperação policial e judiciária em matéria penal.

O Tratado de Maastricht foi actualizado pelos Tratados de Amesterdão (1997) e de Nice (2001). Mas, até agora, ainda não foi possível adoptar uma constituição para a Europa, que substituiria todos os tratados em vigor.

Embora a constituição continue a constituir um assunto espinhoso, a cidade de Maastricht vai comemorar os êxitos alcançados até à data e tenciona assinalar devidamente o aniversário da assinatura: o festival de cinema que se realiza anualmente será dedicado à Europa, será organizado um festival gastronómico no Verão e, em Junho, a cidade acolherá o Congresso europeu da Junior Chamber International, em que participarãocerca de 2 000 empresários e gestores.

Vídeo - A assinatura do Tratado

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página