O ano de 2007 marca os 50 anos da construção europeia e, portanto, também o momento do estabelecimento de balanços e de perspectivas para o futuro em todos os domínios. O ambiente não foge à regra por ocasião da Semana Verde.
Seis programas de acção no domínio do ambiente
desde 1973, a regulamentação REACH
, uma estratégia
e um plano de acção
para lutar contra os efeitos nocivos da poluição: eis algumas das realizações possibilitadas pela acção comum europeia. Apesar de importantes, estes progressos são contudo insuficientes, nomeadamente aos olhos dos observadores e de outros protagonistas não governamentais.
Após meio século de acção europeia em matéria de ambiente, parece chegado o momento de tirar lições, tanto dos êxitos como dos fracassos do passado, para melhor preparar o futuro. Nesse sentido, a União Europeia decidiu fazer desse balanço o tema central da sua Semana Verde
, a ter lugar em Bruxelas de 12 a 15 de Junho.
Subordinada ao tema «as lições do passado, os desafios do futuro», esta sétima edição atribui, uma vez mais, um papel de relevo ao debate de ideias. Com efeito, durante três dias, todas as partes interessadas, do mundo político aos meios empresariais, passando pela sociedade civil, terão oportunidade de se encontrar, de trocar pontos de vista e de partilhar experiências em matéria de ambiente.
À margem do evento, a capital europeia acolhe igualmente, de 3 a 15 de Junho, uma exposição
intitulada «Um passeio inovador no parque». Situado a dois passos das instituições europeias, o parque do Cinquentenário será, durante duas semanas, palco de numerosas animações propostas por várias empresas que se empenham quotidianamente na protecção do ambiente.
Vídeos consagrados às realizações da União Europeia sobre questões ambientais
50 anos de protecção do ambiente na Europa (vídeo)
Um Ambiente de Qualidade - O contributo da UE (brochura)