Em 25 de Março de 1957, os chefes de governo de seis países europeus reuniram‑se para assinar um acordo histórico que lançou as fundações da Europa moderna. Cinquenta anos depois, Roma, a cidade que viu nascer a União Europeia, acolherá pessoas de toda a Europa para comemorar esta data histórica.
O principal evento será a Cimeira da Juventude que reúne jovens de toda a Europa num debate que se prolongará por dois dias. Alguns dos mais famosos recintos históricos acolherão conferências, debates e outros eventos em que participarão ONG, autoridades locais, figuras políticas e o público em geral.
O Palazzo Senatorio, sede dacâmara municipal de Roma, será palco da conferência «50 Anos de Europa: Europa ano zero?». O Comité das Regiões, instituição que representa os interesses das regiões europeias, reunir‑se‑á numa sessão extraordinária no prestigioso Auditorium Conciliazione. No Quirinal, residência do presidente italiano, estarão expostas várias obras-primas europeias, nomeadamente «O Pensador» de Rodin e «Retrato de um homem» de Ticiano.
O evento mais original realizar‑se‑á na prestigiosa universidade La Sapienza. Estudantes e investigadores terão oportunidade de debater o programa espacial europeu com vários astronautas europeus. Outras universidades abrirão as suas portas ao “Equinócio do conhecimento”. Este evento nocturno será encerrado por uma série de competições desportivas no grandioso Stadio dei Marmi em que participarão atletas de universidades de toda a Europa.
Outros eventos em Março na União Europeia
Outros eventos em Março em todo o mundo