De 16 a 22 de Setembro, no âmbito da semana anual da mobilidade da União Europeia, mais de 133 milhões de pessoas em mais de 1300 cidades
em toda a Europa participarão numa série de actividades destinadas a viabilizar alternativas de transporte sustentável.
O tema deste ano - As Ruas para as Pessoas
– é uma mensagem clara de que a construção de mais estradas não é a resposta às dificuldades actuais dos transportes. A semana da mobilidade incentiva as autarquias locais a optar, antes, por devolver parte da rua ao tráfego não motorizado.
Está previsto, nomeadamente, a criação de zonas com pouco ou nenhum tráfego automóvel, o lançamento de programas de redução da velocidade, a melhoria das redes e infra-estruturas para bicicletas e a inauguração de novas frotas de autocarros ecológicos. Trata-se de muito mais do que uma simples campanha pontual.
Prevê-se que cada autarquia local participante lance, pelo menos, uma destas novas medidas de carácter mais duradouro. No ano passado foram lançadas em média 2,4 medidas de carácter permanente, o que reflecte o êxito da iniciativa. A cidade vencedora em 2007, Leão, inaugurou uma nova linha de autocarros e uma nova pista para ciclistas. Em 2006, Copenhaga ganhou o prémio com 15 novas experiências no domínio do tráfego, nomeadamente novas estratégias de parqueamento.
O ponto alto da semana será o dia sem carros, que terá lugar na maior parte dos países participantes a 22 de Setembro. A adesão à iniciativa excede em muito as fronteiras da Europa – participam também a China (pela primeira vez), o Brasil, o Canadá e a Tailândia.
"A luta contra as alterações climáticas e a melhoria da qualidade do ar são fundamentais para o nosso bem-estar futuro. A Semana Europeia da Mobilidade ajuda a garantir que as populações urbanas beneficiem de uma melhor qualidade do ar" declarou Stavros Dimas, Comissário para o Ambiente. Todas estas iniciativas ajudam a tornar as zonas urbanas mais agradáveis para viver.
Ainda no domínio da promoção dos meios de transporte amigos do ambiente conta-se a iniciativa "pegue na bicicleta às sextas-feiras" (Friday bike day), que se inspira na "sexta-feira informal" (casual Friday), prática que permite aos empregados vestirem-se de forma mais descontraída à sexta-feira. As primeiras pedaladas serão dadas na sexta‑feira, 14 de Setembro, na presença dos Comissários Europeus.
Blogue da semana da mobilidade
Projectos da semana da mobilidade em cidades europeias