A reunião, organizada pela Comissão Europeia e pelo Fórum Europeu da Juventude, contou com a participação de jovens europeus, designados pelos conselhos da juventude nacionais e por organizações da juventude internacionais, que partilharam pontos de vista e preocupações sobre o futuro da Europa. Foram organizados seis workshops em torno dos seguintes temas: Tratado Constitucional, modelo social e económico europeu, desenvolvimento sustentável, papel da União Europeia no mundo, construção de uma democracia e de uma sociedade civil europeias, juventude e educação na União Europeia.
Da reunião saiu uma mensagem clara: os jovens querem participar e contribuir para a definição do futuro da Europa. Bettina Schwarzmayr, presidente do Fórum Europeu da Juventude, declarou: "Os 50 anos do Tratado de Roma são decididamente um motivo de comemoração e estamos contentes que o projecto de paz chamado "Europa" atinja meio século de vida, mas ao mesmo tempo estamos conscientes da necessidade de ir além dos aspectos sentimentais dos festejos e encarar o futuro concreto do projecto europeu. E queremos debater em conjunto as nossas ideias sobre o que poderá ser esse futuro.
Destes três dias de discussões, surgiu uma primeira indicação de que as principais preocupações dos jovens europeus são a educação, o emprego e o ambiente. À pergunta de qual seria o próximo passo, Bettina respondeu: "O que esperamos da Cimeira da Juventude são ideias concretas sobre o que devemos fazer, ideias concretas sobre como lutar contra o desemprego, como proteger o ambiente e como manter e garantir um elevado nível de qualidade na educação."
Todos os participantes manifestaram as mesmas expectativas e a mesma determinação. Bianca Victoria Nesiu, uma jovem romena, explicou: "Cremos que esta é uma oportunidade importante de fazer ouvir a nossa voz. Além disso, nós, romenos, aguardamos com impaciência a fase dos debates nacionais, que darão aos jovens do nosso país a possibilidade de reflectirem sobre a recente adesão da Roménia à União Europeia e de expressar as sensações e as expectativas que o acontecimento suscita."
Seguem-se agora os debates nacionais,com consultas a nível local, regional e nacional. Ao terminar esta fase, no dia do 50º aniversário do Tratado de Roma, duzentos jovens encontrar-se-ão na capital italiana a fim de redigirem dez mensagens sobre o futuro da União Europeia. As mensagens serão transmitidas aos Chefes de Estado e de Governo, reunidos em Berlim para adoptarem uma declaração política sobre os valores e ambições da União Europeia.
Documento de reflexão
[50 KB]
para os debates nacionais.
Relatórios sobre as questões abordadas nos workshops:
Juventude e educação
[14 KB]
Formação de uma democracia e de uma sociedade civil europeias
[53 KB]
A União Europeia num mundo globalizado
[22 KB]
Desenvolvimento sustentável
[9 KB]
Futuro do Tratado Constitucional
[9 KB]
Modelo social e económico
[15 KB]
Discurso de abertura
[29 KB]
de Odile Quintin, Directora-Geral da Educação e Cultura (EAC)
Discurso inaugural
[15 KB]
de Jochen WEITZEL, Director da Política para a Infância e Juventude, Ministério Federal da Família, Terceira Idade, Condição Feminina e Juventude, Alemanha
Vídeo
(4'40") da reunião