A Comissão Europeia apresenta a sua primeira estratégia para a cultura, que conjuga crescimento, compreensão intercultural e relações externas.
Encorajar a diversidade, promover a cultura como factor de crescimento e integrá‑la nas relações da Europa com o mundo - estes três objectivos ambiciosos, aprovados pelos actores políticos e culturais no quadro de uma vasta consulta 

, são os elementos centrais da «agenda europeia da cultura na era da mundialização» adoptada esta semana pela Comissão.
Signatária da Convenção da UNESCO 

sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, a União Europeia compromete-se a promover a diversidade e o diálogo intercultural tanto no seu território como no resto do mundo. A União Europeia tenciona doravante inserir a cultura no diálogo político com os países terceiros e nos seus programas de desenvolvimento. Assim, a Comissão propõe a criação de um fundo cultural UE-ACP, dotado de 30 milhões de euros, para apoiar a cultura nos países ACP (África,Caraíbas e Pacífico).
O papel de motor da criatividade da cultura deve ser também encorajado. Sabia que o sector da cultura produz mais riqueza do que o sector da indústria química? Em 2003, um estudo da Comissão revelava que o sector da cultura empregava perto de 6 milhões de europeus, ou seja, mais de 3 % da população da União Europeia nessa altura. O sector da cultura contribui igualmente para o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação, para a valorização do potencial turístico e para a revitalização de regiões socialmente desfavorecidas.
A fim de implementar esta estratégia comum para a cultura, a Comissão propõe aos Estados‑Membros um método de cooperação flexível, o chamado «método de coordenação aberto». Os Estados‑Membros poderão assim avaliar o seu desempenho e partilhar as melhores práticas, mantendo simultaneamente as suas competências neste domínio.
Se é verdade que a agenda apresentada hoje constitui a primeira estratégia europeia para a cultura, não é menos verdade que a Europa já é extremamente activa neste domínio. Basta referir os novos programas Cultura 2007 
e «A Europa para os cidadãos» 

, o programa MEDIA 
ou ainda os Fundos Estruturais 



.
Saiba mais: política cultural europeia 

Video on cultural diversity
(06'47")