Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

A Europa faz escola

A Europa faz escola

09/02/07

Por toda a Alemanha, os funcionários europeus alemães visitaram as suas antigas escolas no quadro das jornadas europeias nas escolas, com o intuito de aproximarem as alunas e os alunos da Europa. Os primeiros resultados destas jornadas indicam claramente que a Europa tem de estar mais presente nos programas escolares !

Mais de 450 funcionários da Comissão Europeia deixaram os seus gabinetes em Bruxelas para visitarem Deutsch as suas antigas escolas e falarem com as alunas e os alunos sobre a Europa.

O balanço foi globalmente positivo: "Os alunos mostraram‑se muito interessados em saber mais sobre a Europa e só poucos manifestaram preconceitos", conta Beate Gminder, funcionária europeia que se ocupa das relações públicas na Comissão desde 1993. Também Nikola John, que andou na escola na antiga RDA, está muito satisfeito com as reacções positivas: "Numa região com uma taxa de desemprego de 17% e uma elevada emigração, estava à espera de ter de desmontar muitos mitos sobre a Europa".

Contudo, as questões mais precisas destinadas a testar os conhecimentos dos alunos revelaram rapidamente que os temas europeus deviam estar mais presentes nos programas escolares. "Muitos dos 450 funcionários europeus que participaram nestas jornadas verificaram que os jovens conhecem mal a Europa", adianta Nikola John, acrescentando "Temos de dar a conhecer a Europa às crianças desde muito cedo e de forma muito concreta. A sua descoberta deve fazer‑se com todos os sentidos: saborear pratos da cozinha europeia, cantar canções europeias, descobrir jogos europeus e sobretudo aprender uma língua estrangeira o mais cedo possível.“

Nikola John  propõe ainda que se melhore a formação dos professores para que possam explicar melhor à próxima geração o funcionamento da União Europeia.

As jornadas europeias nas escolas foram organizadas pelo Governo alemão que assume a Presidência da União Europeia até finais de Junho de 2007. Na Baviera, estas jornadas realizar‑se‑ão a 26 de Março.

Para mais informações, consultar o sítio Web da  Representação da Comissão na Alemanha Deutsch .

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página