Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Gostarias de explorar a Europa este verão?

Tens 18 anos? Gostarias de partir à descoberta da Europa? A nova iniciativa da União Europeia pode ser a oportunidade certa para ti!

Esta iniciativa será lançada oficialmente em breve. Em junho de 2018, a Comissão Europeia selecionará 15 000 jovens entusiastas que receberão um passe que lhes permitirá viajar pela Europa.

Viajar permite-te tirar partido da liberdade de circulação na Europa, descobrir a diversidade do nosso continente, desfrutar da sua riqueza cultural e fazer novos amigos. E, como se isso ainda fosse pouco, é uma ótima oportunidade para te ficares a conhecer melhor a ti próprio.

Tendo em conta que 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural (https://europa.eu/cultural-heritage/european-year-cultural-heritage_en), podes considerar-te especialmente sortudo! Também poderás participar nos muitos eventos organizados ao longo do ano, um pouco por toda a Europa, para celebrar a enorme diversidade do nosso património cultural.

Se queres participar, deves ter 18 anos à data da candidatura e ter a nacionalidade de um país da UE. O passe cobre um máximo de 30 dias de viagem e quatro países. Podes viajar sozinho ou em grupo.

A maior parte do tempo viajarás de comboio, o que te dará tempo para apreciar a beleza das paisagens europeias. Da janela, verás desfilar uma sucessão de cidades e paisagens muito variadas, que despertarão o teu interesse em permanência e te ajudarão a descobrir e a perceber melhor a diversidade da Europa.

Para te oferecer o maior leque de possibilidades, o passe também te dá direito, sempre que necessário, a viajar noutros meios de transporte, como o autocarro ou o ferry, em função da duração e distância do trajeto e de considerações ambientais. Excecionalmente, quando não haja outros meios de transporte disponíveis, também poderás viajar de avião.

Os jovens interessados terão um prazo de duas semanas, em junho, para se candidatar (mais informações em breve). A seleção final será feita através Portal Europeu da Juventude, onde os candidatos deverão preencher um formulário de candidatura em linha e responder a uma série de perguntas.

Os candidatos selecionados deverão começar a viagem entre julho e setembro de 2018. Chamamos a atenção para o facto de a Comissão apenas cobrir o passe de viagem.  O alojamento, a alimentação e outras despesas relacionadas com a viagem ficam a cargo dos participantes.

Tens 18 anos, és cidadão europeu e estás com vontade de descobrir a Europa? Ou conheces alguém que tenha 18 anos e que gostasse de viajar na UE? Então, não te esqueças de consultar regularmente o Portal Europeu da Juventude.

Durante o mês de maio, serão publicadas, na secção «Viajar» do portal, mais informações sobre o regulamento e as diretrizes relativas à iniciativa. Estas informações também serão divulgadas na página European Youth do Facebook e na conta European Youth do Twitter.

A Europa está aos teus pés! Dá o primeiro passo.

Publicado: seg, 30/04/2018 - 15:41


Tweet Button: 


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!