Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Plano de Ação para a Animação Juvenil e a Política da Juventude

Action Plan
O que pode ser feito para promover a integração europeia na região dos Balcãs Ocidentais? Para responder a esta questão, a Reunião Europeia da Juventude dos Balcãs Ocidentais, realizada em Liubliana, propôs um Plano de Ação para a Animação Juvenil e a Política da Juventude.

Cinquenta e cinco animadores da juventude, decisores políticos e partes interessadas de organizações relevantes reuniram-se em Liubliana, em setembro de 2016, na Reunião Europeia da Juventude dos Balcãs Ocidentais dedicada ao tema Associação entre a Animação de Juvenil e a Política da Juventude, para garantir que as organizações de animação de juventude têm voz no desenvolvimento da política da juventude.

 

Os participantes, oriundos de 15 países do Programa Erasmus+ e de países parceiros dos Balcãs Ocidentais, apresentaram um Plano de Ação com as seguintes sugestões para a animação juvenil e a política da juventude:           
 

§  fortalecer a educação cívica em situações de ensino informal; 


§  promover o empreendedorismo da juventude na aprendizagem informal; 


§  encorajar a participação ativa de jovens na conceção das políticas; 


§  desenvolver a literacia mediática por intermédio da animação juvenil; 


§  melhorar a promoção de programas existentes e o acesso aos mesmos; 


§  estabelecer ligações mais próximas entre ensino formal e informal.

 

O plano apresenta sugestões para os animadores de juventude e para os responsáveis políticos da juventude em áreas como a cidadania europeia, a participação da juventude, a inclusão social, o emprego dos jovens, a necessidade de lidar com o passado e o combate à radicalização e ao extremismo.

 

Porquê? Na região dos Balcãs Ocidentais, a crise económica, em conjunto com a crise dos refugiados, levou a um ceticismo crescente em relação à União Europeia e desencadeou um extremismo nacional e um populismo de extrema-direita crescentes.

 

Em resposta, o Processo de Berlim procura promover a estabilidade e a segurança por via de ligações mais fortes com a região dos Balcãs Ocidentais e de um maior apoio prestado à mesma. Na área da juventude, o processo está enquadrado na Agenda Positiva para os Jovens dos Balcãs Ocidentais, iniciada pela Eslovénia, na Cimeira de Brdo de 2015, e continuada, em 2016, pela Conferência Unir a Juventude , em Paris.

Publicado: seg, 18/12/2017 - 12:45


Tweet Button: 

Ligações úteis


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!