Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Quatro personalidades normalmente encontradas no local de trabalho e como colaborar eficazmente com cada uma

A seguir, iremos analisar quatro tipos de personalidade que podemos encontrar no local de trabalho e dar algumas sugestões com vista à construção de relações de trabalho produtivas.

Cada pessoa é única. Cada um de nós tem as suas próprias opiniões, experiências, crenças e culturas. Embora esta variedade torne seguramente a vida muito mais interessante e aliciante, pode também representar um obstáculo no local de trabalho quando estas diferenças colidem. Saber colaborar eficazmente com os colegas, gerindo o equilíbrio das suas diferentes personalidades com a sua, constitui uma aprendizagem importante na vida profissional.

 

O Líder

Quem é? Normalmente, o líder é uma pessoa muito ambiciosa, motivada e segura de si. Estas pessoas assumem o controlo da situação, tomam decisões firmes e, provavelmente, dedicam muitas horas à profissão. Estes traços positivos são anulados pelo facto de esta personalidade poder ter a tendência de favorecer a sua própria opinião e não considerar os valores e os sentimentos do outro. E, embora sejam excelentes a ter a perspetiva do todo, por vezes, podem descurar os pequenos detalhes.

Qual a melhor forma de trabalhar com este tipo de personalidade? Ser claro e lógico, especialmente se pretender que considerem outras opiniões que não as suas. Seguir o seu exemplo e dar-lhes toda a liberdade de que necessitam para sobressair. Por último, não deve ficar incomodado ou irritado se o líder fizer uma afirmação ou realizar alguma ação que possa considerar ofensiva, uma vez que, muito provavelmente, essa não foi de todo a sua intenção.

 

O Mediador

Quem é? Os mediadores são o pilar de uma equipa sólida e bem sucedida, dado que são pacientes, diplomáticos e sensatos. É impossível sentir antipatia pelos mediadores, uma vez que, por norma, são atenciosos, inofensivos e compreensivos. Contudo, é um tipo de personalidade que evita o confronto a todo o custo, por vezes em prejuízo próprio, esforça-se demasiado para agradar a todos e sente-se facilmente sobrecarregada com o seu trabalho ou as suas responsabilidades.

Qual a melhor forma de trabalhar com este tipo de personalidade? Antes de lhe atribuir mais tarefas, informe-se sobre o volume de trabalho que tem em mãos, pois é muito provável que não recuse mais trabalho mesmo quando já não tem disponibilidade. Deve incentivar esta personalidade a sair da sua zona de conforto, a exprimir as suas opiniões e a adquirir novas experiências. Também deve agradecer o seu esforço, pois estas pessoas são tão contidas que podem ser tomadas como certas e, por isso, negligenciadas.

 

O Socializador

Quem é? O socializador é uma pessoa com quem se gosta de estar, animada, extrovertida e faladora. Distingue-se pela sua facilidade em relacionar-se e socializar, bem como pelo seu pendor criativo. Por outro lado, podem ser desorganizados, distraídos e de difícil colaboração, uma vez que são instáveis na forma de trabalhar, saltando rapidamente de uma tarefa para outra.

Qual a melhor forma de trabalhar com este tipo de personalidade? Dê-lhes liberdade para exprimirem a sua criatividade, ao mesmo tempo que atribui tarefas e prazos claramente definidos para os ajudar a manter o foco. Participe de forma positiva nas conversas, contudo não ceda à sua tendência para se perderem em conversas longas e contrarie qualquer indício de intriga!

 

O Analista

Quem é? Os analistas tendem a ser pessoas sérias e ponderadas que gostam de trabalhar de forma independente. São personalidades às quais se podem confiar plenamente as tarefas que requerem maior atenção e cuidado, contudo a sua necessidade de perfeição pode conduzir inevitavelmente tanto ao seu desapontamento como ao dos seus colegas. Apesar de os analistas serem excelentes a seguir instruções, também podem reagir de forma negativa e ter dificuldades em ultrapassar incertezas e enfrentar novas situações que os coloquem fora da sua zona de conforto.

Qual a melhor forma de trabalhar com este tipo de personalidade? Os analistas gostam de ter tempo para refletir e não ser pressionados para tomar decisões. Também gostam de estar na posse de todas as informações para tomarem uma decisão informada. Por isso, forneça-lhes o máximo de informações possível e algum espaço e o resultado do seu trabalho será excelente.

 

Evidentemente, não se trata apenas da forma como se relaciona com os outros, mas também como os outros se podem relacionar melhor consigo. Poderá até rever-se em algumas das descrições acima. Porque não maximizar o potencial das suas relações de trabalho, considerando as outras opiniões?

 

Informações adicionais:
Jornadas Europeias do Emprego
Drop’pin@EURES
Encontrar um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

Publicado: seg, 11/02/2019 - 10:05


Tweet Button: 


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!