Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

10 formas de se distinguir dos outros no LinkedIn

Uma boa apresentação dos seus pontos fortes e uma escolha inteligente das informações a destacar são fundamentais para chamar a atenção para o seu perfil do LinkedIn. Eis dez sugestões para o ajudar a distinguir-se dos outros:
  1. Adicione uma foto ao seu perfil. A imagem do seu perfil do LinkedIn deve representá-lo no seu melhor a nível profissional. Escolha uma roupa relativamente formal, inclua apenas a cabeça e os ombros e não se esqueça de sorrir!
     
  2. Opte por um título descritivo. Substitua o título automático do LinkedIn (que indica o cargo que desempenha atualmente) por um título mais descritivo e ambicioso. Por exemplo, em vez de «Gestor de marketing», experimente «Profissional de marketing e comunicações experiente».
     
  3. Atualize o link do seu perfil. Dê um toque profissional ao seu perfil atualizando o URL para o seu perfil pessoal do LinkedIn – que normalmente inclui uma série de números e letras – para linkedin.com/in/oseunome. Para encontrar esta opção, clique na sua pequena foto no menu na parte superior da página e selecione Visualizar perfil > Editar perfil público e URL.
     
  4. Escreva um resumo conciso e memorável. A próxima coisa que os empregadores irão ler é o resumo do perfil. Assegure-se de que contém as informações mais importantes que pretende partilhar, muito provavelmente as suas qualificações únicas, a sua principal experiência profissional e uma forma de entrar em contacto consigo.
     
  5. Destaque as competências relevantes. O LinkedIn permite-lhe indicar até 50 competências. Consulte as ofertas de emprego para o tipo de trabalho que lhe interessa para ver as competências em destaque e assegure-se de que indica essas competências no seu perfil.
     
  6. Exponha os seus sucessos profissionais. Na descrição de cada um dos seus empregos, não se limite a enumerar as suas responsabilidades. Concentre-se antes nas suas conquistas e sucessos nesses empregos – foi promovido? Dirigiu uma campanha bem-sucedida?
     
  7. Crie conexões e redes. Comece a construir a sua rede profissional adicionando os seus atuais contactos e colegas, e amplie essa rede procurando pessoas que trabalham no seu setor. Adicione uma nota pessoal aos pedidos de conexão.
     
  8. Recolha recomendações. Se puder, solicite uma recomendação a um colega ou supervisor em cada um dos seus empregadores. Se apenas tiver trabalhado em uma ou duas empresas, peça a vários colegas para redigirem uma recomendação.
     
  9. Participe nas suas redes profissionais. O LinkedIn permite-lhe aderir a grupos dedicados a praticamente qualquer domínio profissional. Participe nesses grupos através de publicações, comentários e partilhando o seu conteúdo. Os grupos são também lugares perfeitos para se conectar a mais pessoas e para as adicionar à sua rede profissional.
     
  10. Adicione links e outros conteúdos. Se participou numa campanha vídeo ou tem obras publicadas, adicione o respetivo link ao seu perfil. Se tem um sítio Web ou um portefólio que mostre o seu trabalho em linha, adicione também o link correspondente, de preferência no seu título ou resumo.
     

Procura outras formas de se destacar da multidão e de melhorar as suas hipóteses de emprego? Consulte as nossas principais sugestões para redigir uma carta de apresentação perfeita, otimizar o seu CV e brilhar numa entrevista.

Publicado: ter, 27/11/2018 - 16:47


Tweet Button: 

Ligações úteis


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!