Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

© iStockphoto.com - skynesher
© iStockphoto.com - skynesher

Reconhecimento das tuas competências em todos os países europeus

Quer seja através de um emprego, dos estudos, de um período de voluntariado ou de outras atividades exercidas no estrangeiro, poderás adquirir importantes competências e qualificações que te ajudarão no futuro. O que faz a UE para garantir que estas são reconhecidas noutros países europeus?

Estudos

Poderás precisar de obter o reconhecimento das tuas qualificações académicas noutro país para poderes participar num intercâmbio, trabalhar ou estudar no estrangeiro. Para facilitar esse reconhecimento, a União Europeia desenvolveu dois sistemas de créditos que mostram os níveis relativos de créditos obtidos em diversos países da UE: o ECTS para o ensino superior e o ECVET para o ensino e a formação profissionais.

 

Existe também um Quadro Europeu de Qualificações (QEQ), que permite comparar os diversos quadros e sistemas de qualificações nacionais. Será, assim, mais fácil perceberes o nível das tuas qualificações noutros países europeus, através da ligação de cada nível nacional a um dos oito níveis de referência do QEQ.

 

Aprendizagem não formal e informal

Nem sempre será fácil validar as tuas competências. Depois de concluíres o ensino formal (por exemplo, uma licenciatura), recebes um diploma que comprova que obtiveste determinadas qualificações e competências. E se tiveres trabalhado num projeto de voluntariado? Sem dúvida que adquiriste competências que te serão úteis para o resto da vida, mas que não são atestadas por nenhum documento em papel.

 

Para facilitar o reconhecimento dos processos de aprendizagem não formal e informal (como os que estão presentes no voluntariado), os países da UE devem adotar mecanismos para este tipo de validação até 2018. O Inventário Europeu apresenta uma panorâmica das boas práticas de validação já existentes.

 

Passaporte Europeu de Competências

Utiliza o Passaporte Europeu de Competências Europass para reunires num único documento todas as tuas competências e qualificações. O Europass é constituído por cinco documentos que, em conjunto, mostram (por exemplo, a eventuais empregadores) que competências e qualificações possuis. Entre esses documentos incluem-se um currículo e um passaporte linguístico onde podes enumerar as línguas que conheces, com os respetivos níveis de conversação e leitura, bem como certificados ou outras experiências linguísticas.

O Europass-Mobilidade regista igualmente as competências e conhecimentos e adquiridos noutro país europeu, designadamente durante um estágio, um período letivo ou um projeto de voluntariado. Por último, os suplementos aos diplomas e certificados permitem-te explicitar o que aprendeste durante as atividades a que o diploma ou o certificado em questão diz respeito.

 

Youthpass

Participaste num projeto Erasmus+ e gostarias que o teu país de origem ou outro país da UE reconhecesse as competências que adquiriste no quadro desse projeto? Então, o Youthpass foi feito para ti! Por enquanto, só está disponível para o Intercâmbio de Jovens, o Serviço Voluntário Europeu e a Mobilidade para Jovens Trabalhadores, mas em breve poderás criar também um Youthpass para outras atividades.