Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

© shutterstock.com - Petrenko_Andriy

Tirar o máximo proveito do programa Erasmus+

O Erasmus+ permite aos jovens passar algum tempo num país estrangeiro e alargar assim os seus horizontes. Damos-te aqui algumas dicas e ligações para blogues escritos por estudantes Erasmus+.

Antes da partida

Graças ao programa Erasmus+, podes passar entre 3 e 12 meses numa instituição de ensino superior num dos países participantes. Se estiveres indeciso, podes dar uma vista de olhos pelo sítio iAgora que inclui avaliações de universidades e comentários dos estudantes.

 

Antes de iniciares o teu intercâmbio Erasmus+, fala com os estudantes da tua universidade que já estiveram na universidade para onde vais. Também podes consultar blogues de outros estudantes» (Blog-Erasmus.eu e Erasmusu).

 

Pode parecer óbvio, mas não te esqueças de tratar do alojamento! Para dicas sobre alojamento de curto prazo (hostels, quartos, etc), clica aqui.

 

Depois da chegada

Tenta fazer novas amizades! Há provavelmente um clube ou um café Erasmus perto da universidade onde estás a estudar. Participa nos eventos de boas-vindas e outras atividades — é uma boa maneira de conhecer outros estudantes. A seção local da rede Erasmus Student Network (ESN) ajuda-te a integrar na vida académica e social e dá-te dicas práticas sobre a vida no teu novo país.

 

Tenta aprender a língua local. Se já tens alguns conhecimentos dessa língua, aproveita para os melhorares! Fala com os locais e conhece outros estudantes do teu curso. Algumas universidades organizam «tandens» (intercâmbios linguísticos) entre estudantes com diferentes línguas maternas. Outra opção é utilizar a plataforma Polyglotclub e participar em cursos de línguas através do apoio linguístico em linha Erasmus+.

 

Mas o programa Erasmus+ não são só festas e novas amizades. Tal como no teu país de origem, tens também de trabalhar com afinco!.

 

Podes ver outras dicas e fazer perguntas sobre o Erasmus+ no sítio Third Year Abroad.