Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

© shutterstock.com - Tom_Wang
© shutterstock.com - Tom_Wang

Queres vir estudar para a Europa?

É melhor pesquisares um pouco antes. Começa por consultar os sítios Web que a seguir indicamos, cujas informações te podem ajudar a escolher o país, a universidade e o programa de estudos e, eventualmente, a obter uma bolsa de estudo.

Estudar na Europa

Este sítio Web contém informações sobre as universidades e faculdades, propinas e programas de licenciatura e mestrado de cada país europeu. Dado que estudar no estrangeiro exige algum planeamento orçamental, também podes comparar as propinas cobradas pelos diversos países aos estudantes da União Europeia e de países terceiros.

 

Plataforma «Study Portals»

O objetivo desta plataforma é apresentar de forma transparente as oportunidades de estudo na Europa e não só. A base de dados deste portal contém milhares de programas. Podes fazer uma pesquisa por programa de licenciatura, mestrado ou doutoramento na área de estudos que te interessa ou por país.

 

U-Multirank

Não sabes para onde ir estudar? Este sítio Web ajuda-te a encontrar uma universidade condicente com os teus desejos. Permite-te comparar universidades em termos de despesas de investigação, orientação internacional e dimensão, por exemplo, ou analisar as características de uma universidade específica. Também podes consultar uma lista de classificação já publicada para veres a posição em que se encontra a tua eventual universidade relativamente a vários critérios.

  

Informa-te devidamente sobre a forma de te candidatares aos estabelecimentos de ensino europeus e obtém aconselhamento sobre o modo de escolher um curso no Portal Estudar na Europa da Comissão Europeia. E, se quiseres saber quais são os documentos necessários para viver no país que escolheste, consulta a secção do Portal de Imigração da UE sobre os requisitos aplicáveis em matéria de vistos.

 

Estudar no estrangeiro é uma ótima experiência e não tem forçosamente de esgotar as tuas economias. Procura bolsas de estudo no domínio que te interessa e talvez consigas que as tuas propinas sejam parcial ou totalmente custeadas dessa forma. Depois, é só fazeres as malas!