Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Abusos em linha - alguma vez foste vítima?

© fotolia.com - Oscar Espinosa
Muitos de nós passamos diariamente muitas horas na Internet, a utilizar as redes sociais, a enviar mensagens aos amigos, a ver televisão ou à procura de informações para a escola ou para o trabalho. Mas o que acontece se formos alvo de abusos em linha?

O Movimento contra o discurso de ódio é uma campanha dirigida aos jovens para os incentivar a defender os direitos humanos e a lutar contra a incitação ao ódio na Internet (por exemplo, racismo, homofobia, sexismo e outros tipos de ciberintimidação).

 

Esta campanha criada pelo Conselho da Europa visa utilizar a própria Internet para combater os abusos em linha. Pretende sensibilizar os jovens para o problema da incitação ao ódio e ensinar-lhes a reconhecer e a combater os casos em que há violação dos direitos humanos.

 

Um relatório da Agência dos Direitos Fundamentais da UE mostra que os grupos minoritários (incluindo os ciganos, as pessoas LGBTI e os migrantes) são as vítimas mais frequentes de todos os tipos de crimes de ódio, incluindo o abuso em linha. Os autores dos crimes de abuso aproveitam-se do aparente anonimato da comunicação em linha.

 

Vídeo oficial da campanha:

 

 

Como podes ajudar

Há cinco coisas que podes fazer para apoiar o campanha contra o discurso de ódio:

 

  1. Carrega mensagens, imagens, vídeos e outros conteúdos contra o incitamento ao ódio.

 

  1. Foste testemunha ou vítima de abuso em linha? Denuncia essa situação enviando a ligação para o Observatório do discurso de ódio, uma plataforma criada para cartografar a incitação ao ódio em linha.

 

  1. Lê o blogue do Movimento contra o discurso de ódio para ficares a par dos futuros eventos e de como podes participar nos mesmos. Também podes seguir o Movimento contra o discurso de ódio no Facebook e no Twitter.

 

  1. Assina a petição para designar o dia 22 de julho como Dia Europeu das Vítimas de Crimes de Ódio.

 

  1. Organiza um evento por ocasião do Dia Europeu das Vítimas de Crimes de Ódio em 22 de julho de 2016, na tua escola, em conjunto com uma organização de jovens ou num local público, para sensibilizar a opinião pública para os crimes de ódio registados na tua comunidade ou no teu país.

 

 

Ligações interessantes:

Projetos para combater a incitação ao ódio em linha

Publicado: qui, 12/11/2015 - 09:40


Tweet Button: 

New!


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!