Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Direitos LGBTI

© iStockphoto.com - clearstockconcepts
Ser lésbica, homossexual, bissexual, transexual ou intersexual (LGBTI) ainda é difícil em muitos países e sociedades. Informa-te sobre a quem te podes dirigir para obter ajuda.

Num inquérito recente do Eurobarómetro, 46 % dos inquiridos afirmaram pensar que os homossexuais, as lésbicas e os bissexuais continuavam a ser vítimas de discriminação em 2012 e que tinha havido poucos progressos desde o último inquérito realizado em 2009.

 

Este ponto de vista é confirmado pelos resultados de um inquérito levado a cabo pela Agência dos Direitos Fundamentais da UE em 2014, em que 47 % dos inquiridos declararam ter sido pessoalmente discriminados ou assediados em razão da sua orientação sexual nos últimos 12 meses. Esta percentagem era mais elevada para as lésbicas (55 %), os jovens entre os 18 e os 24 anos (57 %) e as pessoas com baixos rendimentos (52 %).

 

Age!

Se vires alguma publicação em linha que incite ao ódio contra a comunidade LGBTI ou qualquer outra comunidade, podes assinalá-la no sítio Web do Observatório do Discurso de Ódio. Um estudo realizado pelo Departamento de Juventude do Conselho da Europa, em 2012, revela que o discurso de ódio homofóbico e transfóbico é um dos tipos mais comuns de discurso de ódio.

 

Ligações interessantes

 

 

Publicado: ter, 10/11/2015 - 10:01


Tweet Button: 

New!


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!