Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Sair de casa

© fotolia.com - Kirill Kedrinski
Sair de casa pela primeira vez nunca é fácil. Eis algumas dicas para te ajudar a evitar alguns dos problemas mais frequentes.

De acordo com um recente inquérito do Eurostat, a maioria dos jovens europeus entre os 20 e os 29 anos (55,6 %) continua a viver em casa dos pais.

 

Encontrar um sítio para viver

Se vives em casa dos teus pais mas estás prestes a ir viver sozinho, certifica-te de que a renda do teu novo alojamento é razoável. Os preços das rendas variam de país para país e mesmo de cidade para cidade num mesmo país. Consulta o Guia Mundial do Imobiliário para comparar as rendas médias na Europa. O Eurostat também disponibiliza algumas estatísticas gerais sobre o alojamento na Europa.

 

Quando escolheres a zona para onde queres ir morar, verifica se é segura, a que distância fica do teu local de trabalho ou estabelecimento de ensino e se está bem servida de transportes públicos. Se estás a pensar ir viver para o estrangeiro, lê este artigo para mais conselhos.

 

Se a tua intenção for partilhar um alojamento com outras pessoas, tenta encontrar alguém com um estilo de vida semelhante ao teu (por exemplo, gostas de estar sempre a organizar festas ou passas muito tempo a estudar?). Convive com os teus vizinhos. Se alguma coisa correr mal, podes perdir-lhes ajuda.

 

O seguro morreu de velho

Certifica-te de que o teu quarto não é barulhento, não é frio e tem muita luz natural. Verifica se as portas fecham bem à chave e se as janelas são de boa qualidade (p. ex., se têm vidros duplos) e funcionam bem. Quando te instalares, localiza o quadro elétrico para que, se houver algum corte de corrente, saberes onde está.

 

Lê atentamente o contrato, nomeadamente as partes escritas em letra pequena. Verifica se a renda inclui algumas despesas, se podes sair antes do termo do contrato e se a mobília (se for mencionada no contrato) está em bom estado. Se não perceberes a linguagem jurídica, pede que te expliquem melhor ou aconselha-te com alguém da tua confiança. Informa-te sobre os teus direitos enquanto consumidor.

 

Trata da tua casa

O estado da tua casa pode afetar a tua saúde. Limpa o pó e aspira regularmente para evitar problemas respiratórios. Põe o lixo na rua pelo menos uma vez por semana (informa-te dos dias de recolha do lixo na tua zona). Quando saíres, deixa as portas e as janelas fechadas. Pensa no ambiente e não desperdices eletricidade ou água.

Publicado: seg, 09/11/2015 - 17:11


Tweet Button: 

New!


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!