Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Como provar os teus conhecimentos de uma língua estrangeira

Aprender línguas é uma boa forma de entrares em contacto com novas culturas e alargares os teus horizontes, mas também de melhorares o teu currículo caso essa aprendizagem seja certificada. Descobre os certificados com maior aceitação e como os podes obter.

O que é o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas?

 

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) (ensino, aprendizagem, avaliação) foi criado para servir de base à avaliação das competências em línguas estrangeiras. O quadro é usado na Europa e noutras partes do mundo e está disponível em 39 línguas.

 

O quadro de referência define seis níveis de competências em línguas estrangeiras, que servem igualmente de base aos exames oficiais:

  • A1 e A2 – Nível básico
  • B1 e B2 – Nível intermédio
  • C1 e C2 – Nível avançado

 

Provar os teus conhecimentos

 

Podes fazer um exame para provar os teus conhecimentos em quase todas as línguas: os certificados de línguas são muito valorizados pelos empregadores e exigidos por quase todas as universidades às pessoas que querem estudar no estrangeiro (normalmente, é necessário ter o nível B2).

 

Podes contactar o instituto oficial da língua em que estás interessado, por exemplo, o British Council para o inglês, o Institut Francais para o francês ou o Instituto Cervantes para o espanhol. Estas instituições podem informar-te sobre os certificados existentes, bem como sobre a estrutura, as taxas e o calendário dos exames.

 

Para obteres a melhor classificação possível no exame, deves concentrar-te na preparação de cada uma das suas partes. Algumas pessoas optam por seguir um curso específico, mas, caso não disponhas do tempo ou dos recursos financeiros necessários, não te preocupes: há várias formas de te preparares sozinho e testares tu próprio os teus conhecimentos.

 

O Passaporte de Línguas Europass

 

Passaste um período noutro país e percebes bem a língua local mas não sabes escrever nessa língua? O Passaporte de Línguas Europass não é um documento oficial mas permite registar as competências adquiridas de forma formal e informal. Através do Quadro Europeu Comum de Referência, podes apresentar os teus conhecimentos linguísticos aqui de forma clara e comparável a nível internacional. 

Publicado: seg, 01/08/2016 - 15:54


Tweet Button: 

Ligações úteis


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!