Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Pretendes tirar um ano sabático?

Se queres viajar pelo mundo, mas não tens orçamento para isso, tenta trabalhar numa quinta orgânica na Bolívia, ser um au pair em França, aceitar um emprego de verão na Austrália ou ser voluntário no estrangeiro.

Se queres descobrir novas culturas, aprender outras línguas e conhecer pessoas diferentes de todas as partes do globo, mas a tua conta bancária está vazia, seguem-se algumas dicas e ideias sobre formas alternativas de viajar para o estrangeiro.

 

Viajar em trabalho

 

§  A WWOOF liga voluntários a agricultores e produtores orgânicos de todo o mundo, que te oferecem comida e alojamento em troca de ajuda na produção de vinho ou na criação de porcos. É necessário pagar uma taxa de adesão de 15 GBP para aceder à lista de anfitriões.

§  Worldpackers. Troca as tuas capacidades de edição de vídeos por comida e alojamento no Brasil. Este é um exemplo do esquema «competências por alojamento» que caracteriza a Worldpackers. Os viajantes têm de pagar uma taxa quando o pedido for confirmado.

§  Au pair. Ajuda uma família a tomar conta dos filhos em troca de alojamento e de dinheiro no bolso. Não precisas de pagar nenhuma taxa.

§  Workaway. Ajuda algumas horas por dia, por exemplo, numa quinta equestre, em troca de alimentação e alojamento. Para aceder à lista de anfitriões tens de pagar uma taxa de 29 EUR.

§  Summer Jobs é um sítio Web onde podes procurar trabalhos sazonais em acampamentos, parques de diversões, estâncias balneares, parques nacionais, hotéis, organizações ambientais e muito mais.

§  A World Nomads Scholarships dá-te a oportunidade de viajares enquanto aprendes sobre fotografia, escrita e cinema. Os vencedores têm a oportunidade de aprender com contadores de histórias profissionais. A bolsa cobre custos com alimentação e deslocação para uma viagem de 2 semanas.

§  House sitting. Quando uma família vai para fora, precisa de alguém para cuidar da sua propriedade, tratar do jardim ou tomar conta do cão. Tu podes ser essa pessoa! O house-sitting envolve ficar em casa de alguém de forma gratuita em troca de cuidar e fazer a manutenção da casa. Um sistema vantajoso para todos. Seguem-se algumas plataformas: NomadorMindmyhouseTrustedhousesitters.

 

Voluntariado

§  O Serviço Voluntário Europeu está aberto a pessoas dos 17 aos 30 anos de idade que pretendam fazer voluntariado durante um período de duas semanas a doze meses na Europa e em países parceiros (das regiões 1 a 4).

§  A EU Aid Volunteers dá-te a oportunidade de fazeres voluntariado em todo o mundo em projetos de ajuda humanitária em comunidades afetadas por desastres.

§  O Corpo Europeu de Solidariedade é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.

Outras oportunidades de voluntariado:

§  Youth Networks

§  Aliança das Organizações de Serviço Voluntário Europeu

§  Associação das Organizações de Serviço Voluntário

§  Organização Cross-Cultural

§  GapGuru.com

§  Global Volunteer Network

§  GreatGapYears

§  Idealist.org

§  Intercâmbio Cultural Internacional de Jovens

§  Associação Internacional de Programas de Serviço Voluntário

§  OXFAM

§  Oneworld

§  Serviço Civil Internacional

§  Voluntários das Nações Unidas

§  Trabalhador voluntário

 

    Publicado: seg, 18/12/2017 - 12:21


    Tweet Button: 


    Info for young people in the western balkans

    Precisas de aconselhamento especializado?

    Pergunta-nos!