De que se trata

Tens entre 18 e 30 anos e procuras uma oportunidade para ajudar os outros, dentro ou fora da Europa?

Podes fazê-lo com financiamento e apoio do Corpo Europeu de Solidariedade, cuja função é ajudar os jovens a participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro. 

Estes projetos oferecem-te não só uma experiência estimulante e enriquecedora, mas também a oportunidade de conseguir mudanças, ao mesmo tempo que desenvolves as tuas aptidões e competências. 

O que podes fazer?

Podes participar em diferentes atividades: 

  • Voluntariado
  • estágios (embora este ano ainda seja possível realizar estágios, financiados pelo orçamento do programa anterior, tem em atenção que tal já não será possível ao abrigo do novo programa para 2021-2027) 
  • Empregos (embora este ano ainda seja possível obter empregos, financiados pelo orçamento do programa anterior, tem em atenção que tal já não será possível ao abrigo do novo programa para 2021-2027)
  • projetos de solidariedade a nível local 

Estas atividades podem ser realizadas em diversas áreas — educação e formação, cidadania e participação democrática, ambiente e proteção da natureza, migração, cultura, etc. 

Como funciona?

O financiamento do Corpo Europeu de Solidariedade é feito na forma de subvenções concedidas às organizações selecionadas através de convites à apresentação de propostas. 

Os jovens que pretendam participar nessas atividades devem inscrever-se no portal do Corpo Europeu de Solidariedade, que facilita o encontro entre os jovens e as organizações subvencionadas para que desenvolvam atividades de solidariedade.

Quem gere o Corpo?

O Corpo Europeu de Solidariedade é gerido pela Comissão Europeia.

E é executado no terreno por uma variedade de organismos:

Oportunidades mais recentes do Corpo Europeu de Solidariedade

Últimas notícias