Fazer negócios
Última verificação : 15/03/2018

Comprar ou alugar um automóvel em regime de locação financeira («leasing»)

Como cidadão europeu, pode comprar ou vender um automóvel em qualquer país da UE.

Direito a proteção jurídica

Os seus direitos quando compra um automóvel no estrangeiro — incluindo o montante do IVA que deve pagar — são diferentes consoante:

Regra geral, está mais protegido do ponto de vista jurídico quando compra um automóvel novo a um vendedor profissional estabelecido na UE.

Ao abrigo da legislação europeia em matéria de direitos dos consumidores, beneficia de uma garantia de 2 anos, no mínimo, se o automóvel que comprar tiver algum defeito ou não corresponder ao anunciado.

Em certos países da UE, o período de garantia pode ser reduzido até 1 ano, no mínimo, para os veículos usados. O comprador e o vendedor têm de chegar a acordo quanto a esta redução no momento da compra.

Tenha em atenção que os direitos dos consumidores ao abrigo da legislação europeia não se aplicam a vendas efetuadas por particulares, pelo que deve ser extremamente cauteloso quando compra um automóvel a um particular.

Verifique os documentos do automóvel

Quando comprar um automóvel no estrangeiro, certifique-se de que o vendedor lhe entrega todos os documentos necessários para registar o automóvel no seu país de residência e de que está na posse dos documentos originais do automóvel.

Transportar o seu novo automóvel

Ao comprar um automóvel novo noutro país da UE, deve ponderar cuidadosamente como pretende transportá-lo até casa dado o mesmo ainda não estar registado no seu país de residência:

Assegure-se de que o seu seguro é válido e as placas são reconhecidas em todos os países que terá de atravessar. Dado que as placas de matrícula provisórias não estão harmonizadas a nível da UE, poderá ter dificuldades em obtê-las ou em conseguir que sejam reconhecidas por outro país da UE. Informe-se junto das autoridades competentes em matéria de seguro e registo automóvel.

Deve obter o número de matrícula permanente do seu automóvel no país onde o registar, normalmente o país onde vive ou tem a sua residência permanente.

Experiência pessoal

Irina comprou um automóvel na Alemanha e queria conduzi-lo até casa, em Deva, na Roménia. O vendedor ajudou-a a obter placas de matrícula provisórias e um seguro válido para os quatro países que iria atravessar.

Infelizmente, a polícia húngara mandou-a parar e informou-a de que as suas placas de matrícula não eram válidas na Hungria. De facto, as placas de matrícula amarelas eram válidas apenas na Alemanha. Irina recebeu uma multa e as placas foram confiscadas, acabando por ter de contratar uma empresa de transportes para transportar o automóvel até à Roménia. 

Mudar-se para o estrangeiro com um veículo em regime de locação financeira («leasing»)

Esteja ciente de que isto poderá ser difícil. Quando aluga um automóvel em regime de locação financeira pode utilizá-lo durante a vigência do contrato de locação e tem a opção de o comprar no termo do contrato. No entanto, antes dessa data, o proprietário legal do automóvel é a pessoa ou a empresa a quem o alugou.

Como é obrigado a ter seguro e a registar o automóvel no seu país de residência, também poderá ter problemas se o seu seguro não for válido no país para onde se pretende mudar.

Além disso, a pessoa ou a empresa de locação do automóvel poderá ter relutância em aceitar o registo do automóvel noutro país da UE.

Experiência pessoal

Zoltan aceitou um novo emprego na Alemanha e mudou-se para este país com a família, levando consigo o seu automóvel alugado em regime de locação financeira. Seis meses depois, descobriu que tinha de o registar na Alemanha para o poder continuar a conduzir nesse país.

Como ainda faltavam três meses para o fim do período da locação financeira, a empresa que lhe alugava o automóvel, um banco húngaro, não concordou em cancelar o registo do automóvel na Hungria. Zoltan acabou por ter de rescindir do contrato com o banco antes do final do período e de pagar as taxas adicionais.

 

Para mais informações, consulte as recomendações para a compra de veículos noutros paísesen da rede dos Centros Europeus do Consumidor.

Consulte também as regras relativas à inspeção de veículos, responsabilidade do vendedor, contrato de venda e placas provisórias e saiba quem contactar no país de compra do veículo em caso de litígio ou fraude:

Selecione o país

* Informação ainda não enviada pelas autoridades nacionais

 

Perguntas frequentes

Legislação da UE

Precisa de mais informações sobre as regras em vigor num determinado país?

Precisa de ajuda dos serviços de assistência?

Contacte um serviço de apoio especializado

Obtenha ajuda e aconselhamento junto do Centro Europeu do Consumidor do seu paísen

Partilhar esta página: