TAXEDU

Sobre TAXEDU

Sobre TAXEDU

 

De que trata este sítio web?

O nome deste portal – TAXEDU – deriva das palavras ‘Tax’ (Impostos) e ‘Education’ (Educação).

O portal TAXEDU é um projeto piloto da União Europeia. O seu objetivo é educar os jovens cidadãos europeus em matéria de tributação e como esta afeta as suas vidas.

O portal visa três grupos etários com informações individualizadas:

  • Crianças: uma explicação do que são os impostos e dos benefícios recebidos no dia-a-dia. A secção inclui alguns factos surpreendentes e divertidos sobre os impostos na Europa para estimular a aprendizagem. A linguagem é simples e acessível.
  • Adolescentes: uma descrição do que são os impostos e dos benefícios recebidos no dia-a-dia. Esta secção é mais pormenorizada do que a dedicada às crianças e inclui exemplos concretos que correspondem aos interesses dos adolescentes (descarregar música, compras online, etc.)
  • Jovens adultos: informações relevantes para esta fase da vida, quando os jovens passam para a idade adulta (têm de pagar impostos quando entram na universidade, lançam a sua empresa, trabalham noutro país, etc.).

As informações são transmitidas por meio de jogos, material de aprendizagem eletrónica (elearning) e vídeos de microaprendizagem para que os jovens europeus aprendam sobre os impostos nas suas diferentes modalidades e sobre as questões que lhes estão associadas (fraude fiscal, evasão fiscal, etc.) de forma divertida e apelativa.

O canto dos professores propõe recursos, dicas e truques sobre o ensino dos impostos e os seus benefícios na escola.

 

Porquê este sítio web?

Os objetivos do portal TAXEDU são:

  • contribuir para a educação fiscal dos jovens cidadãos europeus;
  • reduzir a evasão e a fraude fiscal na Europa, através de melhor informação e educação nesta área;
  • fornecer informações aos cidadãos europeus sobre os serviços e os recursos disponibilizados pelos impostos (educação, assistência médica, etc.).

 

Quem somos?

O projeto foi conduzido pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia (Direção-Geral da Fiscalidade e da União Aduaneira), com a participação das autoridades tributárias nacionais. Mais importante, os jovens europeus foram consultados durante a criação do portal e deram a sua opinião sobre o conteúdo pedagógico.