Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Cimeira UE-Canadá: reforçar a ordem internacional assente em regras

Montreal, 18 de julho de 2019

Na 17.ª Cimeira entre a União Europeia e o Canadá, que se realizou hoje em Montreal, ambas as partes reafirmaram a sua determinação em fazer face em conjunto aos desafios globais de modo a reforçar a ordem internacional assente em regras, beneficiar os cidadãos e proteger o planeta mediante o respeito dos compromissos em matéria de alterações climáticas e oceanos. Os dirigentes manifestaram a sua vontade de tomar medidas rápidas e concertadas para enfrentar os desafios que se colocam ao sistema comercial multilateral.

«A UE e o Canadá consideram que os problemas globais exigem soluções multilaterais. Juntos enviamos uma mensagem clara de que a cooperação internacional é benéfica para todos», afirmou a Comissária Europeia responsável pelo Comércio, Cecilia Malmström. «Isto é sobretudo evidente nas nossas relações comerciais. Quase dois anos após a sua entrada em vigor, o CETA está a dar provas concretas dos benefícios mútuos da abertura comercial. As exportações de ambas as partes aumentaram, e as nossas empresas e os nossos cidadãos já estão a usufruir das vantagens.»

A União Europeia esteve representada pelo Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, acompanhado da Comissária encarregada do Comércio, Cecilia Malmström. O Canadá esteve representado pelo seu primeiro-ministro, Justin Trudeau.

A União Europeia e o Canadá adotaram uma Declaração Conjunta na Cimeira.

Três anos após a assinatura do Acordo Económico e Comercial Global (CETA) e do Acordo de Parceria Estratégica (APE), a UE e o Canadá salientaram os progressos realizados desde então.

Graças ao acordo comercial UE-Canadá, que está a ser aplicado a título provisório desde setembro de 2017, as relações comerciais entre a UE e o Canadá são cada vez mais fortes. As exportações da UE para o Canadá aumentaram globalmente 15 % em 2018, em comparação com a média dos 3 anos anteriores, reforçando ainda mais a balança comercial positiva da UE. O crescimento das exportações mais significativo foi registado, em especial, nos produtos industriais como os motores de combustão (mais de 100 %), elétricos e respetivas partes (+87 %) mobiliário (+21 %) e perfumes e cosméticos (+14 %). Foram registadas as mesmas tendências em relação a vários produtos agrícolas, incluindo citrinos (+78 %), queijo (+33 %), massas (+16 %), vinho (+10 %) e chocolate (+9 %).

O Acordo de Parceria Estratégica (APE) conduziu a um reforço do diálogo político e da cooperação entre a União Europeia e o Canadá numa vasta gama de domínios, que vão da luta contra as alterações climáticas e a inovação até ao trabalho conjunto nos domínios da cooperação para o desenvolvimento e da proteção consular. A UE e o Canadá concordaram em fazer avançar a cooperação bilateral em matéria de política digital centrando-se na inteligência artificial, na computação quântica e na proteção dos valores democráticos num mundo digital.

Na cimeira, a União Europeia e o Canadá assinaram um acordo de parceria sobre os oceanos. A governação dos oceanos é um desafio e uma responsabilidade partilhada, e só a cooperação internacional pode assegurar a conservação e a utilização sustentável dos oceanos, bem como dos seus recursos e ecossistemas. O acordo inclui compromissos claros para combater os efeitos negativos da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, da poluição marinha e das alterações climáticas. Contribuirá igualmente para facilitar o desenvolvimento sustentável dos setores marinho e marítimo e a execução da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Ambas as partes congratularam-se igualmente com a conclusão das negociações para um novo Acordo UE-Canadá sobre o registo de identificação dos passageiros (PNR), na pendência da sua finalização. Reconheceram o seu papel fundamental no reforço da segurança, garantindo simultaneamente a privacidade e a proteção dos dados pessoais.

Os dirigentes concordaram em fazer avançar a consulta e a coordenação sobre questões de política externa. A Declaração Conjunta demonstra a colaboração coerente e firme entre a União Europeia e o Canadá relativamente à Ucrânia, ao Irão, à China, à Síria e à Venezuela, entre outros exemplos. A UE e o Canadá alargarão a cooperação prática a fim de apoiar a democracia com base num novo acordo que facilitará a participação do Canadá nas missões de observação eleitoral da UE.

A Cimeira fez o balanço da cooperação bem sucedida entre a UE e o Canadá no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa da UE e congratulou-se com os destacamentos canadianos para missões civis da UE na Ucrânia (EUAM Ucrânia), na Cisjordânia (EUPOL COPPS), no Mali (EUCAP Sael Mali) e no Iraque (EUAM Iraque).

Para mais informações

Sítio Web da 17.ª Cimeira UE-Canadá

Declaração conjunta da 17.ª Cimeira UE-Canadá

Ficha informativa sobre as relações UE-Canadá

Sítio Web da Delegação da União Europeia no Canadá

Sítio sobre as relações comerciais entre a UE e o Canadá

 

IP/19/4269

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar

Photos