Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

30 anos de intercâmbios «Erasmus» no estrangeiro: Comissão lança aplicação móvel para o aniversário

Bruxelas, 13 de junho de 2017

A UE celebra hoje os 30 anos do seu programa de intercâmbios no estrangeiro «Erasmus», do qual já beneficiaram 9 milhões de pessoas.

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani presidem às comemorações do 30 aniversário do programa Erasmus, que decorrem hoje no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Para assinalar a efeméride, a Comissão está também a lançar uma nova aplicação móvel Erasmus+. Destinada aos estudantes, formandos e participantes em intercâmbios de jovens, a aplicação dará aos jovens uma experiência mais fácil do Erasmus+.

O Presidente Jean-Claude Juncker declarou: «Cada euro que investimos no programa Erasmus+ é um investimento no futuro — no futuro de um jovem e da nossa ideia de Europa. Não posso imaginar nada que mereça mais o nosso investimento do que estes líderes de amanhã. No momento em que celebramos as 9 milhões de pessoas participantes, temos de fazer tudo para sermos 9 vezes mais ambiciosos com o futuro do programa Erasmus+.»

Tibor Navracsics, Comissário da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, declarou: «Tal como cada intercâmbio Erasmus+ oferece um enriquecimento de experiência de vida — tanto no plano profissional como pessoal — 30 anos de mobilidade e cooperação deram à Europa uma geração de espírito aberto e empreendedora de 9 milhões de pessoas, que estão hoje a modelar o futuro da nossa sociedade. Ao colocar o Erasmus+ na ponta dos seus dedos, a nova aplicação irá aproximar a Europa dos jovens de todo o mundo.»

Para um programa que irá apoiar mais de 4 milhões de pessoas, permitindo-lhes estudar, receber formação e fazer voluntariado no estrangeiro entre 2014 e 2020, a aplicação móvel Erasmus+ representa um progresso importante. Servirá de orientação para os estudantes, os formandos e os jovens em toda a sua experiência Erasmus+. Isso ajudará a tornar o programa mais inclusivo e acessível a todos. A Comissão está fortemente empenhada em construir o futuro do Erasmus+ para além de 2020, juntamente com a geração Erasmus, para reforçar o programa e assegurar que chega a um leque ainda mais vasto de jovens.

A aplicação móvel Erasmus+ permitirá aos participantes:

  • Acompanhar facilmente os seus progressos nas diversas etapas administrativas antes, durante e após a sua estada no estrangeiro. Através da aplicação, os estudantes terão também a possibilidade de acordar e assinar os seus acordos de estudos em linha, tanto com as universidades de envio como de receção;
  • Partilhar e votar nas suas sugestões preferidas para ajudar outros estudantes a integrarem-se na comunidade local; e
  • Melhorar as suas competências linguísticas através de uma ligação direta à plataforma de apoio linguístico em linha do Erasmus +, que oferece cursos orientados em linha e aconselhamento em linha interativo.

A primeira versão da aplicação já está disponível para iOS e Android. Novas características e atualizações constantes serão brevemente alargadas a outros grupos de participantes Erasmus+, garantindo que a aplicação também abrange as futuras necessidades da geração Erasmus+.

Desde o início do Programa Erasmus em 1987, 9 milhões de pessoas beneficiaram de um intercâmbio no estrangeiro. A celebração de hoje em Estrasburgo verá os Presidentes do Parlamento Europeu e da Comissão atribuírem um prémio simbólico ao «9.º milionésimo participante Erasmus+» a 33 representantes da geração Erasmus+, um de cada um dos países europeus participantes. A cerimónia de entrega dos prémios será seguida de debates sobre o futuro do programa Erasmus+ após 2020, envolvendo jovens, participantes no Erasmus+ e organizações, ONG, membros do Parlamento Europeu, e atuais e antigos membros da Comissão Europeia — incluindo os que contribuíram para a criação do programa Erasmus inicial.

Contexto

Desde o seu lançamento em 1987, com a participação de 11 países e 3 200 estudantes, o programa Erasmus deu a 9 milhões de pessoas a oportunidade de estudar, receber formação, exercer uma atividade de voluntariado ou adquirir experiência profissional no estrangeiro. Em 2014, foi criado o Programa Erasmus+, integrando todas as iniciativas nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto, no âmbito de um quadro único da UE. Com 33 países europeus que participam atualmente no programa (os 28 Estados-Membros da UE, a Turquia, a Antiga República Jugoslava da Macedónia, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein), mais de 2 milhões de pessoas beneficiaram de uma experiência Erasmus+ em menos de três anos.

Com vista a implicar a geração Erasmus+ na definição do futuro do programa, a Comissão lançou o Ponto de Encontro em Linha da Geração Erasmus+. Este sítio web oferece aos jovens e às organizações a oportunidade de participar em debates com peritos em matéria de juventude, educação e formação, propor temas, identificar problemas e propor soluções. A nova aplicação complementa estes esforços.

Para mais informações

Declaração do Presidente Juncker

Aniversário do Erasmus+

Vídeo Erasmus+

Calendário das comemorações Erasmus

IP/17/1574

Contactos para a imprensa:

Perguntas do público em geral: Europe Direct pelo telefone 00 800 67 89 10 11 ou por e-mail


Side Bar