Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE

Comissão europeia - Comunicado de Imprensa

Prometidos mais de mil milhões de euros para apoiar um novo começo na Guiné-Bissau

Bruxelas, 26 Março 2015

Foram anunciadas promessas num montante de mais de mil milhões de euros na quarta-feira, na conferência internacional de apoio à Guiné-Bissau organizada em Bruxelas pela União Europeia, em conjunto com o Governo da Guiné-Bissau e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). As promessas foram ultimadas ontem à noite e provieram de mais de 70 delegações em todo o mundo. Do montante final, 160 milhões de EUR serão disponibilizados pela UE.

«Este importante compromisso demonstra que a comunidade internacional está empenhada em contribuir para um novo começo na Guiné-Bissau. Espero que este enorme apoio sirva de encorajamento ao Governo para prosseguir as suas ambições de reforma e concretizar a sua visão estratégica "Horizonte 2025", a bem da população da Guiné-Bissau e da estabilidade de toda a região», afirmou Neven Mimica, Comissário europeu responsável pela Cooperação Internacional e o Desenvolvimento.

Com base nas prioridades identificadas no plano «Terra Ranka» delineado pelo Governo para os próximos cinco anos, os parceiros decidiram reforçar setores como a educação, a saúde, as infraestruturas, a agricultura, a governação e o Estado de direito.

Os participantes na conferência de quarta-feira elogiaram de forma unânime os progressos realizados pelas autoridades democraticamente eleitas e aplaudiram a sua determinação em consolidar a democracia, o Estado de direito, a recuperação económica e a diminuição da pobreza. Os mesmos congratularam-se ainda com o facto de vários parceiros terem reatado a plena cooperação com a Guiné-Bissau, incluindo a UE, que acaba de suspender as medidas tomadas ao abrigo do artigo 96.º.

Para mais informações

IP/15/4663: Um novo começo para a Guiné-Bissau: a UE vai reatar a cooperação e conceder um novo apoio

Guiné-Bissau: UE levanta as restrições à cooperação

The EU's relations with Guinea Bissau

IP/15/4703

Contactos para a imprensa

Perguntas do público em geral:


Side Bar