Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicados de imprensa

Bruxelas, 5 de setembro de 2014

Prossegue formação da Comissão Juncker

O Presidente eleito Jean-Claude Juncker enviou hoje a lista de comissários indigitados ao Primeiro-Ministro italiano, Matteo Renzi, na sua qualidade de Presidente do Conselho da União Europeia.

A iniciativa surge na sequência de diversos encontros do Presidente eleito Jean-Claude Juncker com os candidatos a comissários, ao longo dos últimos dias, e da proposta de nomeação, a 30 de agosto, do Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

Próximas etapas:

O Conselho da União Europeia deve agora aprovar a lista, nos termos do artigo 17.º, n.º 7, do Tratado da União europeia (TUE), antes da sua publicação no Jornal Oficial da UE. Seguidamente, o Presidente eleito Jean-Claude Juncker tenciona anunciar a distribuição de pastas e a forma como pretende organizar o trabalho da próxima Comissão Europeia, provavelmente a partir de meados da próxima semana.

Posteriormente, o Parlamento Europeu terá de aprovar o colégio de comissários, incluindo o Presidente e o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança/Vice-Presidente da Comissão Europeia. Estas diligências são precedidas de audições dos comissários designados nas comissões parlamentares pertinentes, nos termos do artigo 118.º do Regimento do Parlamento Europeu. Depois da aprovação do Parlamento Europeu, o Conselho Europeu endossa formalmente a Comissão Europeia, nos termos do artigo 17.º, n.º 7, do TUE.

Lista de comissários indigitados para a próxima Comissão, por ordem alfabética:

Vytenis ANDRIUKAITIS (Lituânia)

Andrus ANSIP (Estónia)

Miguel ARIAS CAÑETE (Espanha)

Dimitris AVRAMOPOULOS (Grécia)

Elżbieta BIEŃKOWSKA (Polónia)

Alenka BRATUŠEK (Eslovénia)

Corina CREŢU (Roménia)

Valdis DOMBROVSKIS (Letónia)

Kristalina GEORGIEVA (Bulgária)

Johannes HAHN (Áustria)

Jonathan HILL (Reino Unido)

Phil HOGAN (Irlanda)

Vĕra JOUROVÁ (República Checa)

Jyrki KATAINEN (Finlândia)

Cecilia MALMSTRÖM (Suécia)

Neven MIMICA (Croácia)

Carlos MOEDAS (Portugal)

Pierre MOSCOVICI (France)

Tibor NAVRACSICS (Hungria)

Günther OETTINGER (Alemanha)

Maroš ŠEFČOVIČ (Eslováquia)

Christos STYLIANIDES (Chipre)

Marianne THYSSEN (Bélgica)

Frans TIMMERMANS (Países Baixos)

Karmenu VELLA (Malta)

Margrethe VESTAGER (Dinamarca)

Federica MOGHERINI (Itália) foi indigitada Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança pelo Conselho Europeu, com o acordo do Presidente eleito Jean-Claude Juncker.

Para mais informações, consultar:

Na sequência da campanha eleitoral realizada em toda a UE, Jean-Claude Juncker foi o candidato proposto pelo Conselho Europeu de 27 de junho de 2014 para o cargo de Presidente da Comissão Europeia. Jean-Claude Juncker foi eleito para Presidente da Comissão Europeia com base nas Orientações políticas que anunciou no Parlamento Europeu, por uma larga maioria de 422 votos, na sessão plenária de 15 de julho de 2014.

Página Internet do Presidente eleito Jean-Claude Juncker:

http://ec.europa.eu/about/juncker-commission

Orientações políticas para a próxima Comissão Europeia: «Um novo começo para a Europa: o meu Programa para o emprego, o crescimento, a equidade e a mudança democrática»:

http://ec.europa.eu/news/eu_explained/140715_en.htm

Siga o Presidente eleito no Twitter: @JunckerEU

Contactos:

Natasha Bertaud (+32 2 296 74 56)

Mina Andreeva (+32 2 299 13 82)

Para o público: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por e­mail


Side Bar