Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE

IP/06/774

Bruxelas, 13 de Junho de 2006

Concentrações: a Comissão autoriza a criação de uma empresa comum entre a Sonae Indústria e a Tarkett

A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo do Regulamento das concentrações da UE, o projecto de empresa comum entre a Sonae Indústria, uma empresa portuguesa, e a Tarkett, uma empresa alemã, que desenvolvem ambas actividades no sector da produção e venda de revestimentos de soalho laminados. A operação de concentração proposta terá por efeito agrupar as actividades respectivas da Sonae Indústria e da Tarkett no sector da produção e venda de revestimentos de soalho laminados na Alemanha e no Luxemburgo. A Comissão concluiu que a operação não entravava significativamente uma concorrência efectiva no Espaço Económico Europeu (EEE) nem numa parte substancial deste.

A Sonae Indústria fabrica e vende painéis à base de madeira, produtos químicos e outros produtos com valor acrescentado destinados à indústria dos produtos à base de madeira. Pertence ao grupo Sonae, que exerce diversas actividades em Portugal.

A Tarkett é uma empresa alemã controlada pela Tarkett SA, que produz e distribui diversos tipos de revestimentos de soalhos, nomeadamente revestimentos resilientes, mas também revestimentos de madeira, de matérias têxteis e laminados.

A apreciação, pela Comissão, da operação projectada, permitiu concluir que a nova entidade continuaria a confrontar-se com concorrentes poderosos e eficientes, dos quais alguns detêm quotas de mercado importantes, num mercado muito fragmentado.

A Comissão analisou igualmente o impacto da operação proposta no acesso dos concorrentes às matérias-primas necessárias para o fabrico de revestimentos de soalho laminados e chegou à conclusão de que não haveria qualquer risco bloqueio do abastecimento.
Para mais amplas informações sobre este processo, consultar:

http://ec.europa.eu/competition/mergers/cases/index/m80.html#m_4048


Side Bar