investEU
Partilhe

Novos mercados para o óleo de rosas búlgaro

Produtos naturais fabricados com equipamento moderno em Panagyurishte

Sobre este projeto

A empresa Ina EOOD, uma pequena produtora de óleos essenciais de Panagyurishte, na Bulgária, contou com a ajuda dos fundos da UE para comprar um equipamento moderno para destilar óleo de rosas. O objetivo era criar uma nova linha de produção de produtos biológicos para satisfazer a crescente procura de óleos naturais na Bulgária e no resto da Europa.

Produção de óleo de rosas búlgaro com o apoio da UE

Graças a uma ajuda dos fundos da UE no valor de 10 407 euros, que se vieram juntar ao seu próprio capital de 10 393 euros, a Ina EOOD, de Panagyurishte, na Bulgária, modernizou a sua gama de produtos. A empresa abriu uma nova linha de produção de óleos essenciais, melhorando assim significativamente o seu potencial de exportação.

Veselina Ralcheva, proprietária da empresa, declara: «O investimento da UE ajuda os empresários búlgaros a desenvolver-se mais rapidamente do que se tivessem de contar só com os seus próprios meios. O novo equipamento que nos permitiu abrir uma linha de destilação de óleo biológico foi crucial.»

Graças ao seu óleo de rosas biológico, a Ina EOOD é considerada uma produtora fiável de óleos essenciais nos mercados locais e internacionais, fornecendo produtos a empresas como a Biofresh na Bulgária e a Wala na Alemanha.

Factos e números
  • Uma gama mais vasta de produtos à base de água e óleo de rosas biológicos
  • Entre 2012 e 2014, o valor das exportações subiu de 13 000 euros para 168 000 euros
  • Três novos postos de trabalho agrícola sazonais
Coordenador:
Ina EOOD
Financiamento da UE:
EUR 10 407
Parceiros:
N/A
Localização:
Bulgária, Panagyurishte
Calendário:
2012 - 2014
ECAS Login