investEU
Partilhe

Hydrama Grand Hotel

Restauração e transformação num hotel tradicional de um antigo entreposto de tabaco

Sobre este projeto

Criado em 1924, o entreposto de tabaco Hermann Spierer tem sido um símbolo de Drama, no norte da Grécia, desde o seu período áureo como centro de produção de tabaco. Desativado entre 1974 e 2016, o edifício foi convertido num hotel de luxo — o Hydrama Grand Hotel — pelo empresário Manolis Ledakis. Desta forma, pode voltar a desempenhar um papel na vida quotidiana da cidade.

De entreposto desativado a hotel de luxo

O entreposto Spierer foi construído pelo arquiteto austríaco Konrad von Vilas para o comerciante de tabaco suíço Herman Spierer. O edifício de 7500 m² é um monumento classificado da arquitetura industrial do início do período entre as duas guerras, que é dotado de imponentes espaços de transformação e áreas de secagem de tabaco.

Beneficiou de mais de 15 milhões de euros de financiamento para a sua conversão em hotel a título do programa «Competitividade e Espírito Empresarial» do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013. Este montante compreende uma contribuição nacional de 1,2 milhões de euros e um financiamento da UE de 6,8 milhões de euros. O financiamento adicional proveio de capital privado e de um empréstimo do Banco Europeu de Investimento da Grécia ao abrigo do instrumento financeiro JESSICA.

«Apesar de todas as dificuldades e obstáculos que enfrentámos durante a fase de construção do projeto, o trabalho foi concluído e o hotel representa um valor acrescentado para a cidade e a região, sendo um polo de atração para visitantes gregos e estrangeiros», declarou o proprietário Manolis Ledakis.

Factos e números
  • 55 postos de trabalho permanentes
  • 16 000 hóspedes por ano
  • Trata-se de um monumento do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e das Obras Públicas e figura na lista de monumentos históricos do Ministério da Cultura
  • Trabalho em rede com monumentos históricos similares na Grécia e na Europa e desenvolvimento do diálogo intercultural
Coordenador:
Ministério das Finanças e do Desenvolvimento
Financiamento da UE:
EUR 1 900 000
Parceiros:
TACHYDOMI S.A.
Localização:
Grécia, Drama
Calendário:
2006 - 2016
ECAS Login