investEU
Partilhe

Empresa de apicultura Eberlin continua a crescer

Família letã cria empresa de exportação com base numa única colónia de abelhas

Sobre este projeto

Krists Ēberliņš é um apicultor invulgar. Tem 27 anos e um mestrado em novos media. Desde há cinco anos, gere a empresa de apicultura da família em Nīgrande, na Letónia. Os fundos europeus permitiram-lhe comprar equipamento, que permitiu aumentar o número de colónias de abelhas para 350, criar novos produtos e aumentar as exportações. A família está agora a ponderar modernizar as instalações de produção e contratar mais pessoal.

Empresa de apicultura tradicional letã adquire equipamento de ponta

Krists Ēberliņš começou a trabalhar com abelhas ainda na escola primária, tendo-se tornado rapidamente o motor da empresa de apicultura da família , que remonta ao século XIX.

Depois da ocupação soviética da Letónia, a família teve de recomeçar do zero. Em 1999, um vizinho ofereceu à família uma colónia de abelhas.

Graças à obtenção de  fundos da UE em 2011, a família Eberlin começou a modernizar a empresa. A sua primeira aquisição foi um extrator de mel muito potente para substituir o antigo aparelho manual. As instalações foram também modernizadas, o que permitiu alojar 350 colónias de abelhas, melhorar o isolamento térmico e simplificar a  manutenção. Mais tarde, foram adquiridas instalações de acondicionamento e a tecnologia necessária para produzir pão de abelhas. Graças ao pão de abelhas, a empresa Eberlin pôde começar a exportar.

A família prevê continuar a melhorar as instalações de produção e a expandir as atividades. Krists organiza também seminários sobre a vida das abelhas, a polinização e os benefícios do mel para escolas e grupos de turistas.

Factos e números

A empresa de apicultura Eberlin:

  • é um dos maiores produtores de mel e de pólen colhido da colmeia (pão de abelhas) na região de Kurzeme, situada no sul da Letónia
  • tem 350 colónias de abelhas que produzem anualmente cerca de nove toneladas de mel
  • organiza anualmente, para cerca de 180 estudantes e turistas, seminários sobre a produção de mel e a importância das abelhas para os ecossistemas e a agricultura
  • produz mel para produtos alimentares e para cuidados da pele na sauna, bem como pão de abelhas, pólen e velas
Coordenador:
Krists Ēberliņš, apicultor da empresa de apicultura Eberlin
Financiamento da UE:
EUR 1 556
Parceiros:
N/A
Localização:
Letónia
Calendário:
2011 - 2017
ECAS Login