investEU
Partilhe

Soluções informáticas de topo

Critical Materials cria tecnologia inovadora para evitar acidentes

Sobre este projeto

A Critical Materials é uma empresa tecnológica fundada em 2009, com sede em Guimarães, que desenvolve soluções informáticas capazes de analisar elementos estruturais de aeronaves ou turbinas eólicas. Fornece prognósticos e diagnósticos que permitem melhorar desempenhos, reduzir custos de manutenção e evitar acidentes.

Financiamento da UE faz catapultar empresas em Portugal

Critical Materials conquista clientes pelo mundo

Reconhecida pela Comissão Europeia como exemplo de boas práticas na aplicação de fundos comunitários, a Critical Materials está a conquistar mercado além-fronteiras. Esta empresa criada na Universidade do Minho já exporta a sua tecnologia para países na Europa, América Latina, Ásia e Médio Oriente, onde os clientes estão repartidos por setores como o da aeronáutica, o aeroespacial, o energético ou das infraestruturas.

O projeto mais recente foi desenvolvido para a Força Aérea do Paquistão e incluiu a venda do produto ’estrela‘ da empresa – o PRODDIA.

“Para empresas como a Critical Materials, que têm ciclos de negócios relativamente longos, este apoio europeu é decisivo“, explica o CEO, Gustavo Rodrigues Dias.

Gustavo Rodrigues Dias, CEO da Critical Materials
Partilhe

Guimarães na rota do investimento europeu

Autarquia promove ambiente favorável ao empreendedorismo

As operações aprovadas em Portugal no âmbito do Plano de Investimento para a Europa representavam, em setembro de 2017, um volume de financiamento total de 1,9 mil milhões de euros, valor que pode gerar 5,4 mil milhões em investimentos. Guimarães tem atraído investimento europeu para as empresas do concelho. O exemplo mais recente é a Critical Materials, fundada por dois investigadores da Universidade do Minho.

“A União Europeia tem uma importância ímpar para o país e nomeadamente para Guimarães. Os fundos europeus têm sido determinantes sob o ponto de vista da investigação na tarefa de financiar e perceber o que vai acontecer amanhã”, defende Ricardo Costa. Para o vereador, “Guimarães é muito forte a nível empresarial e proporciona um ambiente favorável aos empresários, num triângulo perfeito entre a autarquia, as empresas e o mundo académico.”

Ricardo Costa, Vereador da Câmara Municipal de Guimarães
Partilhe

A tecnologia que saltou da academia para o mercado

A Critical Materials resulta da transferência de saber tecnológico a partir da Universidade do Minho. É composta por uma equipa de investigadores e engenheiros que desenvolvem soluções para vários setores: aeronáutica, aeroespacial, energia e infraestruturas. 

O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (EFSI) permitiu consolidar a empresa, e estimular o seu crescimento ao nível do software/hardware e de novos mercados. O principal produto da empresa é o PRODDIA, uma ferramenta de gestão de sistemas de saúde que avalia a condição material e a integridade estrutural de componentes críticos em aeronaves, turbinas eólicas e outras infraestruturas complexas.

Saiba mais sobre oportunidades de financiamento da UE para sua empresa ou start-up:

Partilhe
Factos e números
  • 25 funcionários
  • Volume de faturação de um milhão de euros em 2016
  • Operações em Portugal, Brasil e Reino Unido
  • Previsão de reforço da equipa e do investimento

 

Coordenador:
Gustavo Rodrigues Dias (CEO)
Parceiros:
InnovFin SMEG, EFSI
Localização:
Portugal, Guimarães
Calendário:
2016 - 2020
ECAS Login