investEU
Partilhe

Alternativas aos antibióticos

A Pherecydes Pharma ataca um problema de saúde pública crucial

Sobre este projeto

A resistência aos antibióticos mata 25 000 pessoas por ano na Europa. Para a combater este problema, a empresa francesa Pherecydes Pharma criou alternativas naturais aos antibióticos que utilizam bacteriófagos: vírus que infetam as bactérias. Graças ao financiamento da UE, a empresa está a construir uma unidade de produção onde pode fabricar este novo tipo de medicamento.

Tratamento natural das infeções bacterianas salva vidas

A Pherecydes Pharma está a desenvolver a fagoterapia, um tratamento natural e duradouro que funciona como alternativa ou complemento aos antibióticos e pode ser usado para curar infeções bacterianas patogénicas e combater a resistência aos antibióticos. No contexto da sua colaboração com hospitais, a Pherecydes Pharma já salvou as vidas de doentes que não responderam positivamente aos antibióticos e se voluntariam para seguir a nova terapia.

A empresa recebeu 2 446 712 euros do Instrumento PME do Conselho Europeu de Inovação para o período de 2013-17 e beneficiará de um montante adicional de 2 246 000 euros no período 2018-20. Este financiamento da UE será utilizado para produzir fagos de acordo com as boas práticas de fabrico de produtos farmacêuticos e, a partir de novembro de 2018, apoiará a criação de uma unidade de produção em Nantes (França) com o objetivo de obter o estatuto de «laboratório farmacêutico» até 2020. Graças à nova unidade, será possível comercializar este tratamento alternativo, que dá resposta a um grande problema de saúde pública

Factos e números
  • O financiamento da UE representa 65 % do orçamento da Pherecydes Pharma
  • tratamento bacteriófago está a ser usado por 3 hospitais
  • novo tratamento já curou 6 doentes em França
Coordenador:
Jérôme Gabard
Financiamento da UE:
EUR 2 446 712
Parceiros:
Medicen Paris Region, Les Entreprises du medicament, France Biotech
Localização:
França, Paris
Calendário:
2013 - 2020
ECAS Login