União Europeia

Ajuda humanitária e proteção civil

Ajuda humanitária e proteção civil

Os valores humanitários europeus em ação

A União Europeia presta assistência a países e populações, tanto na Europa como no estrangeiro, em caso de grandes catástrofes ou emergências humanitárias.

Em conjunto, os países da UE são o principal doador mundial de ajuda humanitária, apoiando anualmente milhões de pessoas em todo o mundo. Esta ajuda representa 1 % do orçamento anual total da UE, ou seja, cerca de quatro euros por cidadão europeu.

A ação da UE é orientada pelos princípios da humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência. A ajuda é canalizada através de mais de 200 organizações e entidades internacionais e locais parceiras e apoiada por milhares de voluntários europeus.

Qualquer cidadão europeu ou residente de longa duração num país da UE pode participar num programa de voluntários para a ajuda da UE.

Através do seu mecanismo de proteção civil, a UE, juntamente com vários outros países europeus, desempenha um papel fundamental na coordenação das respostas às crises na Europa e no resto do mundo. As crises em curso e potenciais são monitorizadas em permanência e os países participantes também cooperam na avaliação dos riscos, bem como na prevenção, preparação e planeamento em caso de catástrofes.

A ajuda de emergência pode assumir formas diferentes, desde a disponibilização de alimentos, abrigo e equipamento à avaliação e coordenação por peritos enviados para o terreno, passando pelo destacamento de equipas especializadas. Para que a UE possa dar uma resposta rápida em todo o mundo, os países participantes disponibilizam equipamento, equipas de socorro e peritos prontos para intervir.

Back to top