- Ligue para o 00 800 6 7 8 9 10 11
- Use outros números
- Contacte-nos através do formulário
- Contacte-nos no gabinete local da UE
A União Europeia presta assistência a países e populações, tanto na Europa como no estrangeiro, em caso de grandes catástrofes ou emergências humanitárias.
Em conjunto, os países da UE são o principal doador mundial de ajuda humanitária, apoiando anualmente milhões de pessoas em todo o mundo. Esta ajuda representa 1 % do orçamento anual total da UE, ou seja, cerca de quatro euros por cidadão europeu.
A ação da UE é orientada pelos princípios da humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência. A ajuda é canalizada através de mais de 200 organizações e entidades internacionais e locais parceiras e apoiada por milhares de voluntários europeus.
Qualquer cidadão europeu ou residente de longa duração num país da UE pode participar num programa de voluntários para a ajuda da UE.
Através do seu mecanismo de proteção civil, a UE, juntamente com vários outros países europeus, desempenha um papel fundamental na coordenação das respostas às crises na Europa e no resto do mundo. As crises em curso e potenciais são monitorizadas em permanência e os países participantes também cooperam na avaliação dos riscos, bem como na prevenção, preparação e planeamento em caso de catástrofes.
A ajuda de emergência pode assumir formas diferentes, desde a disponibilização de alimentos, abrigo e equipamento à avaliação e coordenação por peritos enviados para o terreno, passando pelo destacamento de equipas especializadas. Para que a UE possa dar uma resposta rápida em todo o mundo, os países participantes disponibilizam equipamento, equipas de socorro e peritos prontos para intervir.
A educação ajuda as crianças afetadas pelos conflitos e pelas catástrofes a continuarem a ser crianças. É por essa razão que a UE se esforça no sentido de as trazer de volta à sala de aula.
Este conteúdo ainda não está disponível em português.