União Europeia

Saúde

Saúde

Apoiar a saúde pública na Europa

A UE complementa as políticas nacionais de saúde, ajudando os governos nacionais a alcançar objetivos comuns, a congregar recursos e a superar desafios partilhados. Para além de adotar legislação e normas europeias aplicáveis aos produtos e serviços de saúde, financia projetos de saúde em toda a UE.

A política de saúde da UE visa proteger e melhorar a saúde, garantir a igualdade de acesso a cuidados de saúde modernos e eficientes a todos os europeus e coordenar a resposta a eventuais ameaças graves para a saúde que afetem mais de um país da UE. No que se refere à saúde pública, a ação da UE concentra-se principalmente na prevenção e na resposta às doenças. A prevenção abrange vários domínios, como a vacinação, a luta contra a resistência antimicrobiana, a luta contra o cancro e a rotulagem responsável dos produtos alimentares.

Os governos nacionais beneficiam do apoio de duas agências especializadas em questões de saúde. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças avalia e monitoriza novas ameaças para a saúde, a fim de coordenar as respostas. Por sua vez, a Agência Europeia de Medicamentos gere a avaliação científica da qualidade, segurança e eficiência de todos os medicamentos comercializados na UE.

Back to top