- Ligue para o 00 800 6 7 8 9 10 11
- Use outros números
- Contacte-nos através do formulário
- Contacte-nos no gabinete local da UE
A UE complementa as políticas nacionais de saúde, ajudando os governos nacionais a alcançar objetivos comuns, a congregar recursos e a superar desafios partilhados. Para além de adotar legislação e normas europeias aplicáveis aos produtos e serviços de saúde, financia projetos de saúde em toda a UE.
A política de saúde da UE visa proteger e melhorar a saúde, garantir a igualdade de acesso a cuidados de saúde modernos e eficientes a todos os europeus e coordenar a resposta a eventuais ameaças graves para a saúde que afetem mais de um país da UE. No que se refere à saúde pública, a ação da UE concentra-se principalmente na prevenção e na resposta às doenças. A prevenção abrange vários domínios, como a vacinação, a luta contra a resistência antimicrobiana, a luta contra o cancro e a rotulagem responsável dos produtos alimentares.
Os governos nacionais beneficiam do apoio de duas agências especializadas em questões de saúde. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças avalia e monitoriza novas ameaças para a saúde, a fim de coordenar as respostas. Por sua vez, a Agência Europeia de Medicamentos gere a avaliação científica da qualidade, segurança e eficiência de todos os medicamentos comercializados na UE.
O Cartão Europeu de Seguro de Doença é um cartão gratuito que lhe dá acesso a cuidados de saúde durante uma estada temporária em qualquer país da UE, na Islândia, no Listenstaine, na Noruega e na Suíça, nas mesmas condições que os nacionais desse país.
As vacinas protegem contra doenças. No entanto, campanhas de desinformação generalizada levaram muitos pais a duvidar dos benefícios da vacinação. Descubra como está a UE a restaurar a confiança do público e a garantir a disponibilidade de vacinas seguras em toda a Europa.