União Europeia

Ambiente

Rumo a uma Europa mais verde e mais sustentável

Os cidadãos europeus beneficiam de algumas das normas ambientais mais elevadas do mundo. A UE e os governos nacionais estabeleceram objetivos claros para orientar a política ambiental europeia até 2020 e uma visão a mais longo prazo, que define qual deverá ser a situação em 2050, com o apoio de programas de investigação, legislação e financiamento específicos:

  • proteger, conservar e melhorar o capital natural da UE
  • transformar a UE numa economia verde, competitiva, hipocarbónica e eficiente do ponto de vista da utilização dos recursos
  • proteger os cidadãos europeus de pressões e riscos para a saúde e o bem-estar relacionados com o ambiente

 

São envidados esforços em muitas frentes para proteger as espécies ameaçadas e as zonas naturais da UE, garantir a segurança da água potável e das águas balneares, melhorar a qualidade do ar e a gestão dos resíduos e reduzir os efeitos das substâncias químicas perigosas.

A proteção do ambiente e a inovação contribuem para criar novas empresas e oportunidades de emprego, o que, por sua vez, incentiva um aumento do investimento. O crescimento verde está no cerne da política da UE, que visa garantir que o crescimento económico da Europa é sustentável do ponto de vista do ambiente. A UE também desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável a nível mundial.

Back to top