União Europeia

Empresas e indústria

Apoiar o futuro da indústria e das empresas da Europa

Com a sua política, a UE ajuda a indústria e as empresas europeias a tornarem-se mais competitivas e fomenta a criação de emprego e o crescimento económico, assegurando um ambiente favorável às empresas

Com a globalização e a concorrência mais forte dos países emergentes, a prosperidade económica a longo prazo da Europa dependerá da solidez da sua base industrial e não apenas dos setores dos serviços e da banca. A investigação e a inovação desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias e abordagens para garantir o futuro da indústria transformadora europeia.

Uma série de programas da UE ajudam as pequenas e médias empresas (PME) a obter financiamento e a aceder aos mercados e apoiam o empreendedorismo, a criação de empresas, a internacionalização e o crescimento.

A UE esforça-se por eliminar os entraves ao comércio que ainda perduram e evitar a criação de novos obstáculos, através da promoção de um mercado europeu favorável às empresas e aos consumidores, assente em regras e normas transparentes, simples e coerentes.

Back to top